dos bodes

dos bodes

Há vários meses, ao ler sobre a Serra de Montemuro, aprendi que os bodes vindos na transumância da Serra da Estrela traziam nessa ocasião os chifres enfeitados com fitas e pompons. Os que acompanhámos não levavam os enfeites, mas pelo menos um tinha os chifres cheios dos furinhos necessários para os segurar, e disse-me o João que na casa do seu pai ainda estariam uns, feitos no tempo da sua avó ou antes disso. Lá os fomos ver, claro.
Em conversa com uma senhora da Serra de Montemuro, uns dias depois, fiquei a saber que era hábito irem os das aldeias dessa região esperar a Castro Daire pelos rebanhos da Serra da Estrela, e receber os pastores com pão e vinho. A chegada dos animais, com estes enfeites e com os grandes chocalhos, devia ser um momento impressionante.

bode
in Aristides de Amorim Girão, Montemuro – A Mais Desconhecida Serra de Portugal. Coimbra, 1940 (desenho de Amílcar Patrício).

bode enfeitado

A única fotografia que encontrei dos bodes assim enfeitados (haverá mais e melhores, certamente) veio deste site e terá sido feita há mais de dez anos, aquando da realização deste congresso.

Comments

12 responses to “dos bodes”

  1. ana margarida Avatar

    Bodes de brincos! Adoro.

  2. Filipa Avatar

    espectacular! Encontrei também muitas ovelhas enfeitadas com pompons de cores garridas aquando da transumância nas Cévennes, no sul de França, este ano.

  3. annaclara Avatar

    que bom tem sido percorrer esta novela caprina! nà¤o só está bem escrito como profusamente ilustrado (olha eu a dar um toque de Leite de Vasconcellos ao texto) e -temo dizer- uma relíquia pela sua raridade.
    um beijo grande

  4. Joana Júlia Cleto Bueno Avatar

    Quando estou aborrecida ou precisando de um up sempre leio seu blog.
    Parabéns!Gosto muito de todos os posts, além das fotos, é claro, e de seus trabalhos.
    um abraço

  5. Isabel Avatar

    olá Rosa

    A minha família é de uma aldeia da Serra da Estrela,Videmonte, que foi terra dos maiores rebanhos. A transumância já foi posta de lado, mas todos os anos em Agosto, durante as festas, há a “Romaria do gado” em que os rebanhos correm á volta de uma capela e todos as ovelhas, bodes, estão enfeitadas com pompons ou outros enfeites, mas não tanto como as das fotografias.

  6. joana Avatar
    joana

    no lago titica (perú) vi umas coisas parecidas, mas eram usadas pelas mulheres para adornar as longas tranças pretas. são uns pompons compridos coloridos, ligados por um fio, que são introduzidos no cabelo enquanto se faz o penteado. no final, parecem uns grandes brincos de lã.
    eu trouxe uns de recordação, até porque tive o prazer de ‘sofrer’ uma demonstração de como se usam :)

  7. joana Avatar
    joana

    enganei-me, é lago titicaca e não titica. ups.

  8. Carmen Avatar

    que lindo…eso solo lo habia visto en las alpacas :)

  9. […] fundindo-se no grupo como se nunca tivessem deixado a Serra. Com um deles aprendi mais sobre a tradição de enfeitar os bodes durante a transumância. Zé, há muitos anos emigrado no Luxemburgo, fez várias vezes a […]

  10. […] a partir de fitas ou tecido vermelho e decoradas a gosto do autor com aplicação de mais fitas, bordados ou borlas. Encaixam no focinho e atam-se no alto da cabeça com dois pares de atilhos. O chocalho […]

  11. […] de feitos os furos, as pêras ou bolras (borlas) já podem ser seguras aos cornos dos bodes. As mais antigas eram presas com tiras em couro e as mais recentes são-no com abraçadeiras de plástico. Na […]

  12. […] por aqui vai passando já se deve ter cruzado com algum de muitos posts sobre o hábito que sobrevive em algumas aldeias da Serra da Estrela de enfeitar os rebanhos […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.