Os pompons não são só para quadrúpedes. Terminada a encomenda (mostro amanhã), ainda sobrou vontade de fazer mais alguns, com elásticos para pôr no cabelo. Aqui ficam as instruções para um dos muitos desenhos possíveis. Os três segredos de um bom pompom são: boa lã, muita lã e uma boa aparadela no final.
Materiais:
Lã Zagal de muitas cores
Fio de norte fino
Fazedor de pompons
Tesoura pequena
Agulha grossa
1. Começa-se por enrolar a lã cor de laranja apenas ao centro de um dos lados da máquina.
2. Cobrir o laranja com o azul claro.
3. Cobrir o azul com o lilás e preencher o espaço dos lados também com lilás. Sabemos que já chega de lã quando ao fechar a máquina o fio cabe mesmo à justa sob as partes laterais brancas.
4. Do segundo lado da máquina, enrolar a lã cinza, deixando espaço para uma camada de lilás.
5. Acabar de preencher o segundo lado da máquina com lilás.
6. Mantendo a máquina sempre fechada, cortar devagar ao longo do centro da máquina, de ambos os lados. Quanto mais cuidadoso for o corte, melhor.
7. Passar o fio de norte pela ranhura da máquina (fica à vista depois de se cortar toda a lã), a toda a volta. É essencial repuxar muito bem o fio para que o pompom não se desfaça. Atar com dois nós ao meio de cada lado da máquina.
8. Abrir a máquina e soltar o pompom. Nesta fase o pompom não tem muito bom aspecto – é preciso moldá-lo com as mãos ou, segurando o fio, batê-lo algumas vezes na superfície de trabalho.
9. Podar o pompom com a tesoura, para ficar bem redondinho.
10. Passar um elástico de cabelo pelos fios e fixar com dois nós mesmo junto aos nós que prendem o pompom.
11. Com a agulha, rematar as pontas de fio para dentro do pompom e cortar.
Leave a Reply