Month: June 2015
-
atrás dos barrocos
Um fim-de-semana Atrás dos Barrocos para uma festa de solstício com música, cães pastores, cavalos e muita gente a querer perceber como se transforma em fio a lã das ovelhas mondegueiras. Obrigada Nuno e Julieta! PS: o próximo workshop em Lisboa é dia 11 de Julho.
-
mondegueira
Fiei na roda uma maçaroca da lã de ovelha churra mondegueira que lavei esta semana. Do que tenho observado, os velos desta raça são compostos por três tipos de fibras diferentes: uma camada exterior de fibras extremamente longas, grossas e lisas (que quando fiadas sozinhas produzem um fio que lembra a corda de sisal), uma…
-
como lavar um velo de lã
É uma pergunta que me fazem muitas vezes, por isso aqui ficam as instruções para quem tenha em mãos um ou mais velos e queira dar-lhes uso. O das fotografias é de Churra Mondegueira, uma raça autóctone de que já falei aqui. É uma lã extremamente longa, grossa e nada frisada, com a qual vou…
-
the shame of selling*
Às vezes não é nada fácil ter uma loja, viver de ter uma loja. Digo isto no sentido moral, porque há dias (quase todos) em que não apetece escrever loas a produtos, aliás, em que não apetece mesmo nada pensar nas coisas como produtos e nas coisas todas que trabalhar com produtos pressupõe. A lot…
-
uma vida simples
Vou para estar e raramente me faz falta contar que fui e ao que fui. Há uma calma qualquer que é nova (deve ser da idade). Depois tenho pena porque sempre tive diários, sempre foram o meu espelho, a minha garantia de ter feito, ter estado, ter sido. Não vim aqui gravar o dia em…
-
dois em um
Como tricoto tudo o que posso em malha circular ainda não me tinha lembrado de fazer as duas frentes de uma peça de uma vez só, mas acho que vou adoptar a técnica em tudo o que puder.