Year: 2016

  • #meiasdatiabarborita

    Demorou, mas as instruções para fazer as meias da tia Barborita estão finalmente prontas e disponíveis para download no Ravelry. Escrevê-las foi um processo muito mais interessante do que de vezes anteriores porque implicou aprender uma coisa nova. Há anos que admiro os livros de tricot japoneses e as suas instruções em esquema. Mais claras…

  • @aly_john_denim #notsponsored

    who made your jeans? “¢ for years i've been on a quest for locally manufactured top quality jeans and now I've found them “¢ @aly_john_denim proudly portuguese 👖💪🏼 A photo posted by Rosa Pomar (@rosapomar) on Nov 3, 2016 at 2:07am PDT Aproveitei uma viagem de trabalho ao Minho para riscar um item da minha…

  • tele-tricot

    Uma coisa que estava há anos na minha lista: fazer pequenos vídeos de tricot. Vídeos mesmo muito simples e curtos, como os que eu gosto de ver, sem narração nem introduções, só mesmo com o que interessa. A câmara lenta ajuda a que os gestos se percebam mais facilmente e, a julgar pelo feedback no…

  • alfeire

    Tal como há um ano, este fim-de-semana pegámos nos novos novelos de Alfeire e antes de os trazermos para a Retrosaria (onde estarão em breve) levámo-los de volta a casa, ao monte onde vivem as ovelhas de cuja lã é feito este fio tão especial. O Sr. Manuel fica naturalmente tão feliz como nós por…

  • as meias da tia barborita

    As meias ficaram prontas, mas resolvi não publicar as instruções sem as dar a rever a um grupo de pessoas que se ofereceram para o fazer através do instagram. Com três testers portuguesas, uma inglesa, uma francesa e uma japonesa, a conversa está a ser animada e os resultados já se começam a ver.

  • do neolítico ao novelo na gulbenkian

    Na oficina de fiação que dei ontem na Gulbenkian (foi bom ser convidada a ensinar num sítio onde desde pequenina que me sinto em casa e onde vi alguns dos espectáculos mais marcantes da minha vida) quis partir da Pré-História. Não tínhamos uma ovelha mas tínhamos lã de três raças portuguesas diferentes para transformar em…

  • vagar

    Com um bebé pequenino, tudo o que não lhe diz respeito acontece mais devagar. Ou mesmo muito devagar. Estas meias estão para ser feitas desde que a Mondim chegou à  Retrosaria. São um modelo antigo, feito originalmente em linha, que trouxe de Panoias (uma aldeia no Baixo Alentejo onde o fim da tarde é sempre…

  • os meninos gordos

    Há muitos anos que tenho uma grande admiração pelo Jamie Oliver. Mais concretamente pelos seus esforços pela melhoria da qualidade da comida servida nas escolas britânicas e pela sua luta contra o açúcar. Julgo que muitas das ideias que defende conseguirão vencer o poder dos lobbies da indústria agro-alimentar e serão senso-comum daqui a alguns…

  • joão

    O João, que vestiu o A2 ainda na maternidade, cresceu. Ganhou uma paleta de tons quentes mas tranquilos, como os que (me) apetece vestir aos bebés. A photo posted by Rosa Pomar (@rosapomar) on Oct 21, 2014 at 1:22am PDT Nesta brincadeira de quando chegaram os primeiros novelos comprovei que o João é em tudo…

  • meias de grades 2.0

    As publicações camarárias, muitas vezes fontes únicas ou quase sobre determinado assunto, enchem caixotes e armazéns por esse país fora. Não chegam à s livrarias, circulam pouco, só por sorte sabemos que existem. O Meias de Grades, editado em 2013 pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, teve outra sorte. Ainda que localmente não se lhe…