Lembrei-me ontem de uma das minhas páginas preferidas da internet 1.0*, da autoria de João Manuel Mimoso: chama-se Figurado industrial de Barcelos e além de ser a melhor fonte que conheço para conhecer a história do Galo de Barcelos tem uma secção dedicada à s faianças kitsch que se produziram na região até aos anos 80 (?). O texto é sério mas muito cómico e desde que o descobri que olho de maneira diferente para esta tipologia de peças (aqui cruzei-me com um indiscutível K=5 com direito a um oh meu deus exclamado de mãos na cabeça).
Na fotografia está um mini cão com bola de futebol que encontrei ontem e trouxe comigo. Pelo Alentejo onde mais ando, 500km a sul de Barcelos, estes bichos ainda povoam aquelas salas de estar que toda a gente da vila tem e onde nunca está.
*muitas vezes penso que a internet é hoje em dia um sítio menos interessante do que era há dez anos, com menos pessoas a pensar e escrever com o objectivo de partilhar conhecimento (a “criação de conteúdos” tornou-se uma profissão), com muito mais conteúdo descartável (as aplicações preferidas dos adolescentes são de conteúdo descartável), etc. Não sou saudosista, mas é um tema que me interessa. Este talvez seja o melhor artigo que já li sobre o assunto: Iran’s blogfather: Facebook, Instagram and Twitter are killing the web.
Leave a Reply