<<

K=2

K=2
Lembrei-me ontem de uma das minhas páginas preferidas da internet 1.0*, da autoria de João Manuel Mimoso: chama-se Figurado industrial de Barcelos e além de ser a melhor fonte que conheço para conhecer a história do Galo de Barcelos tem uma secção dedicada à s faianças kitsch que se produziram na região até aos anos 80 (?). O texto é sério mas muito cómico e desde que o descobri que olho de maneira diferente para esta tipologia de peças (aqui cruzei-me com um indiscutível K=5 com direito a um oh meu deus exclamado de mãos na cabeça).
Na fotografia está um mini cão com bola de futebol que encontrei ontem e trouxe comigo. Pelo Alentejo onde mais ando, 500km a sul de Barcelos, estes bichos ainda povoam aquelas salas de estar que toda a gente da vila tem e onde nunca está.

*muitas vezes penso que a internet é hoje em dia um sítio menos interessante do que era há dez anos, com menos pessoas a pensar e escrever com o objectivo de partilhar conhecimento (a “criação de conteúdos” tornou-se uma profissão), com muito mais conteúdo descartável (as aplicações preferidas dos adolescentes são de conteúdo descartável), etc. Não sou saudosista, mas é um tema que me interessa. Este talvez seja o melhor artigo que já li sobre o assunto: Iran’s blogfather: Facebook, Instagram and Twitter are killing the web.

Comments

2 responses to “K=2”

  1. pal Avatar
    pal

    Pelos velhos tempos, resolvi deixar aqui um comentário. Obrigada pela partilha do artigo no Guardian, também gostei muito.
    Por causa do teu post, que leio através de um agregador de feeds, que tem app, li na app do the Guardian, partilhei no Twitter sem sequer o abrir e também no Facebook onde, aí sim, achei que tinha obrigação de fazer um mini post :)

    Acho que não sou saudosista também, mas há momentos em que os balanços e as comparações nos deixam quase a pedir o passado. Depois passa, estamos todos a envelhecer. Nós com a Internet e a Internet connosco.

  2. calita Avatar

    Sim, a internet é um sítio muito menos interessante. Está cada vez mais parecido com uma loja dos chineses.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.