<<

>>

amadeu ferrari

Amadeu Ferrari, Ceifeiras.
Amadeu Ferrari, Ceifeiras [Padrão, Beja, 1960-65?]. ©Arquivo Municipal de Lisboa

Volto a estas imagens que dei a conhecer há doze anos às quais voltei mentalmente uma e outra vez ao longo do tempo. Regresso porque em breve terei de falar delas outra vez mas sobretudo por um feliz acaso me ter dado a conhecer mais informação sobre a sua origem. De tão bonitas e invulgares, a identificação da data e local em que foram feitas (desconhecidos pelo arquivo fotográfico) deram azo a vários comentários curiosos no post original.

Screenshot de post no grupo de Facebook Alentejo – Terra e Gente, 18 de Agosto de 2023.

Um aparte para dizer que não frequento muitos grupos de Facebook mas nos que espreito de vez em quando (grupos de pastores, sobretudo, dois sobre o Alentejo e um sobre plantas) tenho aprendido muito (e rido bastante também).

Este post apareceu-me por obra e graça do algoritmo e quase me fez chorar. Não contactei o autor mas fui a correr à procura do filme O Trigo e o Joio (baseado no romance homónimo de Fernando Namora), de que nunca ouvira falar. Está disponível no YouTube, com muito pouca resolução e sem os minutos finais (não me fizeram falta, foi com bastante sacrifício que vi o filme). Revistas as cenas com as ceifeiras, não consegui ter a certeza de que a identificação esteja correcta. Olhando outra vez para as fotografias, parece-me pelo vestuário que retratam dois grupos diferentes de mulheres, o que bate certo com os momentos do filme (o grupo que passa no início, a ceifa, a folga à sombra das árvores. É uma boa narrativa para estas imagens lindas, espero que esteja certa e que mais informações apareçam.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.