Comprei recentemente o livro Quilted Planet: A Sourcebook of Quilts from Around the World. Não foi nada barato, mas valeu a pena. Como o nome indica, é uma espécie de história mundial dos quilts, aliás colchas, organizada por regiões e profusamente ilustrada. Não sendo uma obra científica, inclui uma boa bibliografia e apresenta bastante informação acerca de cada um dos temas e regiões abordados.
Imagens do livro Quilted Planet: A Sourcebook of Quilts from Around the World (por ordem): Colcha inglesa do início do século XVIII (p. 55), colcha siciliana historiada do século XIV (p. 52), chogak po coreano em seda do século XIX (p. 37) e colcha sueca do século XIX (p. 121).
As peças reproduzidas vão desde uma colcha indo-portuguesa do século XVII (o mais perto que chega de Portugal, mas lá irei um dia destes) aos delicados pojagi coreanos. Por serem os mais abundantes e conhecidos, os quilts americanos e ingleses ocupam grande parte do livro, mas há espaço para algumas tradições que nada lhes devem, como a dos ralli indianos ou o sashiko japonês. O ponto fraco do livro são os exemplos contemporâneos escolhidos pela autora, quase todos dignos de figurar aqui. Por outro lado, como não podia deixar de acontecer num livro destes, há muito que fica por dizer. O continente africano é arrumado em seis páginas (uma só de texto), quando obviamente teria muito mais por onde pegar. Dois exemplos possíveis do que não é referido são as bandeiras dos Fante Asafo do Gana (mais aqui) e os adornos dos Kuba do Congo.
Leave a Reply