mestre rosa

Um pulo ao Alentejo antes de seguir para Trás-os-Montes para irmos à  Ovibeja filmar e estabelecer novos contactos (matéria para outro post). Não podia desperdiçar a oportunidade de ir a Santa Clara de Louredo, mesmo ali ao lado, encomendar umas botas de ceifeira ao Mestre Rosa. Soubera da sua existência por ter elogiado os sapatos da Ilda, com as suas franjas e cordões amarelos, no dia em que o coro das Rosinhas veio cantar ao nosso quintal. Logo nos foi feito o convite para uma visita e se trocaram contactos. O Mestre Rosa, como o Mestre Simão que a Diane conheceu, é um dos sapateiros sobreviventes no Baixo Alentejo. Trabalha ainda por encomenda na sua minúscula oficina e prometeu-me as botas com que sonho há anos.

Galeria portuguesa: uma entrevista recém-publicada.

Café Portugal: um artigo de Sara Pelicano sobre o projecto Lã em Tempo Real.

mestre rosa

mestre rosa

Comments

11 responses to “mestre rosa”

  1. elo Avatar

    Vou jà  marcar o nome para ver se vou até là  em agosto !! :)

  2. carminho handmade Avatar

    Nada se compara ao calçado feito à  nossa medida.

  3. claudia pina Avatar
    claudia pina

    Rosa, quero muito ver essas botas prontas e saber se são confortáveis, mostra depois sff. Estou fanática dos pés quentes e confortáveis, depois das peúgas (Noro Silk Garden Sock quase prontas, graças aos teus ensinamentos e da Zélia ) faltam as botas a condizer.

  4. Marta Costa Avatar

    Também quero umas! lindas, lindas!

  5. norete lopes Avatar

    O meu pai era sapateiro e o nome dele era manuel rosa mas toda a gente lhe chamava Mester Rosa ele viveu em santa clara do louredo ou seja boa-vista no alentejo . ele fazia calcado por medida . tambem . mas ja nao vive .
    concerteza nao e o mesmo Mestre Rosa que voce fala .
    mas gostoseu post

  6. dame anne Avatar

    Aprà¨s les magnifiques bottes, si vous voulez vous faire faire des sabots sur mesure, je vous donne l’adresse de cet artisan :
    http://www.sabotsdisa.com/sabotsdisa/pages/atelier.html
    qui se trouve dans le sud de la france !

    bon pied bon oeil !

  7. Sara Avatar
    Sara

    E a Rosa não poderia divulgar o endereço do Mestre Rosa e da sua oficina, para as leitoras alentejanas que também querem umas botas tão bonitas :)?

    1. Rosa Avatar

      Sara, não sei o nome da rua, mas Santa Clara do Louredo é uma terra pequena. Perguntando pelo Mestre Rosa logo lhe indicam onde é.

  8. Sofia Avatar
    Sofia

    Olá Rosa. Também estou com muita vontade de adquirir umas botas destas, mas antes de poder encomendar, será que podias dar-me uma ideia de quanto tempo demoram a estar prontas, a partir do momento em que se encomenda? Obrigada, e os meus parabéns pelo teu trabalho do qual admiro bastante.

    1. Rosa Pomar Avatar

      Sofia, as minhas ficaram prontas em pouco mais de um mês.

  9. […] não lhes tirei fotografias à  altura, mas as minhas botas de ceifeira encomendadas ao Mestre Rosa ficaram prontas no fim do Verão. Vêm pela perna acima e demoram mais a calçar e a descalçar do […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.