mon amour,

capulanas falam

Só quando comecei a folhear catálogos de tecidos africanos é que percebi que, para além de padrões surpreendentes e por vezes misteriosos, eles têm frequentemente nomes inesperados. A escolha de uns e outros, fiquei a saber depois, não é inocente e está carregada de histórias e de História: vejam-se, por exemplo, pagnes et paroles, african presidents on printed fabrics, Akan cultural symbols project e o livro Capulanas & Lenços (Vários autores, Maputo, Missanga, 2004), que também tem uma secção (“Capulanas falam”) dedicada ao tema.

Tudo isto para explicar que achei tão bonito o nome deste tecido, para não falar no desenho, que decidi estampá-lo em alguns dos sacos novos. Estão na loja.

8 comments » Write a comment

  1. Antes de mais, gostaria de dar os parabéns ao seu trabalho e à loja, que é simplesmente fantástica.

    Quanto aos padrões africanos, eu pessoalmente adoro tudo o que esteja ligado a Africa. Acho que transmitem muita energia e um calor especial. Adoro Adoro!!

    A mala está linda…parabéns.

  2. olá

    sabes se a mabooki fechou ou se mudou de sitio? passei lá hoje e tinha um papel a dizer trespasse.

    beijinhos e espero que a tua pequena ervilhinha já esteja de ‘pernas para o ar’.

  3. Do you speek french Rosa?

    Parles tu français? J’aime beaucoup la phrase que tu as ajoutée. C’est de l’illustration pour moi!

    I love the sentence you add on bag. It’s a way to illustrate to me!

  4. Olá Rosa, há algum tempo que estou a ler este blog e adoro o seu trabalho. Gostaria muito de ficar com este saco, se ainda estiver disponivel. Peço desculpa por meu ‘portiñol’, mas há tempo demais que não falo com nenhum dos meus colegas portugueses…

  5. Olá Rosa, Mais um lindo saco!

    Gosto mt dos tecidos africanos e como costumo fazer cadernos forrados a tecido e papel gostaria que me informasses sobre o site onde se possa comprar estes tecidos. Obrigada.

  6. Olá :)

    O meu nome é Catarina. Quando vejo os seus trabalhos fico encantada! Eu própria faço algumas coisas, mas precisava que me ensinassem “a sério”. Será que me podia dizer um sítio onde posso encontrar tecidos LINDOS como os seus? De preferência pelo Porto, que é onde estudo!!

    Obrigada! E parabéns pela semente:)

  7. Olá,

    Sou a Paula,e queria muito fazer uma decoração com panos africanos mas não sei onde comprar no Porto ou mesmo em Lisboa.Não sei se vende mas se o fizer gostaria de saber preços e ver as amostras.Obrigada e parabéns pelo seu trabalho

Comentar