a costura*

máquina de costura

Em resposta aos vários comentários e emails dos últimos dias em que se perguntava que máquina de costura uso:

Tenho uma Singer 5417C. Comprei-a em 2003, na Loja Singer das redondezas. Não me informei grande coisa antes de comprar e escolhi a marca por ser a de todas as máquinas da família. Teria sido mais inteligente trazer antes para casa uma delas (uma destas duas ou esta). É uma máquina banal e nada bonita. Não tem nenhuma função especial. Da única vez que se recusou a coser consegui resolver o problema facilmente, mas quando quis informações sobre peças e acessórios junto dos representantes fiquei bastante desiludida com a qualidade da assistência. Se fosse começar agora optava certamente por uma Brother, cujos representantes em Portugal são simpáticos e acessíveis. E se fosse investir numa máquina nova, provavelmente seria esta Bernina.

*título do artigo de Joana Amaral Cardoso no Público de hoje (suplemento Digital, p. 16), em que este blog é simpaticamente referido.

PS, em resposta aos comentários:

Como saber o ano de fabrico da minha velha Singer?

Através do número de série – ver aqui.

Como arranjar um manual de instruções para a minha velha Singer?

No site da Singer, aqui.

24 comments » Write a comment

  1. Parabéns pelo artigo no jornal de hoje! Descobri a Ervilha apenas há uns dias e como principiante foi um alívio encontrar uma referência aqui em Portugal e heis se não quando abro o jornal e encontro um artigo precisamente sobre costura (o que para mim é inédito) e ainda por cima exactamente com o link da Ervilha!

    Os meus sinceros parabéns!um abraço*

  2. Eu bem que preciso de aprender a costurar à máquina…o ano passado ainda consegui trabalhar com a máquina de costura da minha mãe, mas este ano, nem a linha consigo pôr como deve ser…já passei tardes sem fim, com o livro de instruções no colo a tentar descodificá-lo, e, nem eu, nem o meu pai, nem a madrinha dele, conseguimos perceber o labirinto que a linha tem de percorrer… acho que já desisti e só volto a tentar daqui a uns anos, quando eu própria comprar uma, por isso estas dicas, ainda poderão vir a ser úteis :) Obrigada

  3. Já não uso a máquina há alguns anos. As primeiras coisas, para bonecas que a minha avó me fez em pano, fiz também numa máquina bonita e pesada, que me fez também muitos vestidos e máscaras de carnaval. Tenho saudades dessa altura, e este post fez-me recuar assim alguns anos e ouvir o barulho da máquina e o cheiro dos tecidos acabados de cortar ou dos retalhos guardados.

    Ando sériamente a pensar fazer vestidos para a Mi mas ainda não sei se o jeito se perdeu, mas a vontade é mais que muita :)

  4. Olá! Venho sempre por aqui e gosto muito do que encontro. Parabéns!

    Também tenho uma Singer, herança de uma tia-bisavó. Li algures que era possível saber o ano de fabrico pelo nº de série mas perdi completamente a referência do assunto. Quando tiver tempo vou tentar de novo porque como não tenho fotografias daquela simpática velhinha (nublosa nas minhas lembranças)seria algo mais concreto.

    Beijinhos. Continue a escrever, a criar e a fotografar os seus maravilhosos trabalhos.

  5. comprei uma brother (xl2600 azul esverdeado) há uns meses =))

    recomendo vivamente. nem sei como consegui andar 2 anos a coser sem ela :p

  6. Olá a todos.

    Acabei de herdar uma fabulosa (para mim que gosto de antiguidades) máquina SINGER 15K88 (o modelo descobri-o num dos links deste blog). Estou a iniciar a sua recuperação. Tem peças que me parecem ser as originais, mas não consegui arranjar nenhum livro de instruções.

    Por acaso alguém sabe onde é possível arranjar um livro de instruções deste modelo (em qualquer das línguas ocidentais mais comuns)?

    Muito obrigado.

    Francisca.

  7. Obrigado Rosa, pelo post sobre máquinas de costura! Bem elucidativo! A minha avó tem uma dessas singer bem antigas, mas como ainda a utiliza….sou incapaz de a “roubar”. Enquanto isso vou dar uma vista de olhos às máquinas de costura novas. Obrigado pelo post e por nos presenteares com os teus magnificos trabalhos!

  8. Ola! Eu tenho uma Brother, são boas, cosem bem, e qunado se recusa a coser, é falta de óleo! (:

    A assistência é boa, e são bastante baratas comparativamente com a qualidade.

  9. Obrigado por tão preciosa informação. Através dos links que mencionaste, consegui descobrir que a Singer que herdei (e recuperei o ano passado) da minha avó materna é uma F25950, modelo 15K, feita em Clydebank – Scotland, entre janeiro-Junho de 1910.

    E não sabes a alegria que senti! Já está na família há quase 100 anos, repleta de histórias, emoções e muito legado para o futuro.

    Obrigado mais uma vez!

    :)

  10. muitos parabens pela dedicacao e alegria.

    todos os trabalhos sao genialmente bem criados.

    h muito que desejava fazer um comentario, mas todas as outras pessoas escrevem coisas tao bonitas, que pensei sempre que seria de dispensar.

    mas nao, nunca sera demais um louvor.

    quando era pequenina a minha querida Tia/Mae ofereceu.me um brinquedo igualzinho. a minha querida maquina de costura.

    Simplesmente Obrigada.

  11. Ola! Recentemente comecei a trabalhar numa escola de artes e oficios, ofereceram uma maquina de cose e corte de marca toyota sl1t. Veio sem manual de instruções. Sera que me podem ajudar a saber onde encontrar? Obrigado.

    Beijos

  12. Olá,

    Eu tenho uma Bernina e foi a melhor coisa que comprei. Acho que… em 97 ou 98 e até hoje nunca avariou nem teve qualquer problema, tirando ter que ser afinada volta não volta… nas minhas mãos é mais não volta, porque me esqueço. Acho que só foi afinada 2 vezes. Mas isto para dizer que é sem duvida uma excelente máquina e que dura, dura.

    Tenho também uma de cose e corte, mas essa sim da singer, mas como a uso muito pouco (pouca paciência para a enfiar).

    E já agora, vou a Paris daqui a uns dias e gostava de saber se alguém sabe onde posso lá comprar tecidos.

    Bom trabalho…

    Márcia

  13. olá Ervilha!

    tenho visitado vosso site e desde já vos congratulo pelo vosso site.

    Neste momemto estou a criar um blog para mostrar os meus trabalhos de tricot e outras coisas, estou interessada em comprar uma máquina de costura, pelo que pensei o mesmo( todas as máquinas da minha familia são da singer)por isso a ideia era comprar uma SINGER, mas lendo o vosso artigo (acho melhor procurar com mais calma).

    Gostaria de saber onde encontro máquinas da marca Brother?

    angélica

  14. Ola… li sobre a tua maquina de costura, e aproveito para te dizer que quando pensares em trocar a singer por uma BERNINA… eu sou a Distribuidora official na grande area de LISBOA. (Arco Iris a Metro… Paula)

  15. Rosa, sou uma admiradora do seu trabalho há 3 anos.

    não tenho sido bem sucedida a enviar-lhe e-mail.

    fui mmamã há 5 meses e no final de Março vou abrir uma loja branca e rosa dedicada a bebés, mamãs e crianças.

    será em évora, centro histórico e é sobretudo um espaço pensado para estar com a minha filha enquanto trabalho e também crio bijteria , t-shirts e bonecas manualmente criadas.

    gostaria de dar destaque aos seus artigos, um pouco de todos: postais, bonecos, slings, meias, mantas e pareos, etc.)

    como posso vender os seus artigos?

    évora tem muita procura destes artigos criativos e delicados temos cada vez mais crianças.

    por favor, contacte-me ou escreva-me.

  16. Tenho uma singer 15-88 que herdei de minha tia Não consigo enfiar a linha de cima e portanto não consigo costurar.Esse modelo é diferente de outra que eu tinha ,muito mais antiga ,de minha mãe.Com aquela eu costurava bem mas o modo de enfiar alinha era diferente.Por favor, veja se pode me ajudar. Aguardo resposta .Obrigada . IDA.

  17. Encontrei este blog quando procurava opiniões sobre máquina de costura Brother (estou a pensar comprar uma xl 5500) e parece-me que encontrei “especialistas” na matéria. Que opinariam acerca desta escolha? A ideia seria utilização para fazer umas roupitas “para consumo próprio”.

    Obrigao e felicidades para os vossos trabalhos

  18. Olá,

    Eu comprei a minha máquina numa loja em Lisboa – Pecicostura – eles têm diverso material e ajudam-me sempre que preciso de alguma coisa. Talvez possam responder à tua dúvida.

    Luísa.

  19. Olá!
    Obrigada por este post!
    Ontem recebi de prenda de aniversário uma Brother FS40, quando experimentei adorei mas achei que precisaria de um pouco de oleo fui comprar e quando fui ver onde colocar na marca dizem que neste modelo não se coloca óleo pois vem de fábrica e quando for necessário teria de ser a assistência técnica. Contactei-os e disseram-me que em Portugal não dão assitência a maquinas de costura. Reencaminharam-me para uma empresa em Valencia.
    Dei com este teu post mas o link para os representante direciona para uma empresa de motas :( Será que me poderias dar o contacto das pessoas com quem falaste?

    Obrigada, Daniela

  20. Bom dia Ervilha,
    Eu sigo sempre o seu blog mas agora tenho uma duvida e queria pedir a sua opinião, por favor.
    Eu queria aventurar-me pela costura e preciso de uma maquina de costura, não quero gastar muito dinheiro porque não sei no que isto vai dar, vi estas máquinas( AEG 525 e Brother RL417) e estou indecisa, poderia dar-me a sua opinião.
    Muito obrigada,
    Susana Oliveira

  21. Bom dia,
    Eu ando justamente à procura de uma máquina de costura. Tinha uma Riccar há 30 anos mas avariou-se e agora preciso de comprar uma.
    Relativamente à Brother o representante em Portugal para máquinas de costura tem loja ao pé do Feira Nova da Venda Nova (traseiras).
    Alguém me pode ajudar. Eu não queria correr o risco de comprar uma máquina que aquecesse a fazer costuras em ganga ou a fazer corinados.
    Obrigada
    Isabel Miranda

  22. Eu tenho uma Singer Fashion 4210 há exactamente 2 anos, fez dia 25 de Agosto :(.

    Descobri nessa altura, ainda dentro da garantia, que a Singer já não existe em Portugal há mais de um ano, como tal não há peças nem quem repare as máquinas…..

    A minha foi comprada na Pixmania (eles mandam vir algures do mundo, neste caso até foi de Itália porque lá dentro está o papel da garantia que diz quais as cidades italianas onde posso arranjar assistência técnica).

    O meu grande problema é o seguinte, tenho uma doença auto-imune que, entre outras coisas faz com que eu trema muito e, em algumas ocasiões não veja muito bem e esta minha lindinha tinha uma coisa fabulosa, enfiava a agulha sozinha e eu era a pessoa mais feliz do mundo poque a costura (coisa para a qual sempre pensei que não tinha jeito nem sabia como fazer) é a única coisa que eu posso fazer sozinha! Não dependo de ninguém para criar as minhas bolsas, sacos, o que seja… nos dias em que estou melhor, corto os trabalhos que tenho imaginados no meu caderninho ou vou procurar tecidos e acessórios e, nos outros dias, ponho uma musiquinha, sento-me à frente da minha amiguinha e vou deixando as coisas sair…….

    Sabe mesmo bem, só mesmo quando não podemos fazer as coisas é que nos apercebemos que coisas tão banais como picar uma cebola, não são tão banais assim…..

    Bom mas para acabar a minha história, a pecinha que enfia a agulha deixou de enfiar, não consigo entender o que aconteceu.

    Hoje até fui comprar um lupa para ver se assim conseguia fazer alguma coisa. Aquilo é um bracinho com umas pontas metálicas muito fininhas, provavelmente partiu-se uma dessas pecinhas.

    Só para chatear, amanhã tinha uma feirinha onde queria levar uma coleção de estojos novos, estou sentada à frente da minha bichinha desde as 14h e só consegui cozer um lado dum estojo, ou seja, 13cm… a lupa ajudou um pouquinho mas, como as minhsa mãos tremem muito, sempre que a linha parte e hoje está sempre a acontecer, não sei porquê (já enfiei e desenfiei a máquina um milhão de vezes) estou uns 15 minutos para voltar a enfiar.

    Alguém sabe onde posso mandar arranjar esta parte de enfiar a agulha ou então (já estou por tudo) se existe mais alguma máquina, seja de que marca for, que enfie as agulhas. Acho que não ia aguentar, nesta altura do campeonato, se me dissessem que não há solução e que não podia fazer mais a única coisa que ainda faço e me deixa super feliz e animada, para além de estar deitada no sofá a descançar ou em Sta Maria a fazer exames,

    Aceitam-se todo o tipo de sugestões!!!…….

  23. Tente a Pecicostura na Rua Barão de Sabrosa, 159 218153096 ou J L Máquinas de costura no Largo do Terreirinho, 3 com o telefone 218872950, caso eles não tenham a peça podem-na ajudar.
    A propósito a minha máquina que era uma Ricar avariou-se e eu não consigo arranjar a peça (carreto da laçadeira de baixo).
    Tenho que comprar uma nova.
    O que me recomendam?
    Aceito sugestões
    Obrigada
    Isabel Miranda

Comentar