singer 720

my new old sewing machine

singer 720

A minha nova máquina velha era para ter sido esta mas acabou por não ser. Falta-lhe uma peça que não sei quando ou se vou conseguir encontrar e a verdade é que comprar uma máquina de costura antiga não é para todos: a Singer portuguesa faliu e os técnicos (grande parte deles já velhinhos) têm cada vez mais dificuldade em encontrar peças e acessórios para os arranjos. Depois de algumas experiências, só voltaria a arriscar uma pechincha irrecusável ou uma máquina já revista por um técnico. Com a da fotografia parece que me saiu finalmente a sorte grande. É uma Singer 720, um modelo não muito conhecido por cá e que antecede a 760 da Rita que ela justamente tanto gaba (aqui há uma para quem lhe conseguir deitar a mão). Encontrá-la foi um golpe de sorte e só consegui que me chegasse às mãos graças à generosidade da Diane, que estava por perto e ma trouxe: Passados alguns dias em pesquisas, encontrei um site francês de venda entre particulares com milhares de machines à coudre. Não sei se por influência da célebre 100 Idées, abundam os modelos dos anos 70, justamente os que eu procurava. Estava anunciada como estando a funcionar, mas afinal tinha lá no seu âmago uma roda dentada partida que a impedia de coser. Valeram-me as mãos hábeis do Sr. Pinheiro que a puseram como nova.

28 comments » Write a comment

  1. em breve vou a lisboa buscar a maquina alemã (nao sei a marca) da minha mae, e depois vou fazer uma protecção de berço para a minha pequena!

  2. Miriam, essa máquina é de facto muito bonita mas, pelas críticas que tenho lido é só aspecto. Se calhar ainda bem que não a trouxeste :)

  3. felicidades pela nova aquisição!
    aproveito para partilhar convosco o site do mais pequeno museu de Nantes (França), Le Musée de la Machine à Coudre. Tive a grande sorte de fazer uma reportagem neste museu, e passar algumas horas com o M.Dupin, um grande mestre que passou toda a sua vida percorrendo todas as pequenas localidades da região de Nantes, indo as casas onde a máquina de costura era um bem essencial. Reparava, vendia, representava uma marca que fez história e ficou na memória de muitas de nós.
    Este senhor tem todos os modelos Singer! Tem máquinas de costura lindíssimas, umas vez que estas, pela sua importância num lar, eram ricamente decoradas.
    Muito há para contar, este museu é realmente insólito, basta dizer que se localiza numa cave que o próprio M.Dupin escavou. É realmente uma cave de Ali-Babá.
    http://www.machinesacoudre.fr/

  4. Que bom Rosa! Fico muito feliz por teres finalmente conseguido a tua nova velha SINGER!!!

    É o início de uma nova relação :)

  5. Olá Rosa :)
    Eu tenho uma parecida com esta:
    http://portela-lisboa.olx.pt/maquina-costura-singer-iid-49376895.
    Foi limpa, afinada e modificada (tem um motor adaptado), coze que é uma maravilha, a minha mãe tem uma destas mais antigas e uma acho que do mesmo modelo da tua singer, uma Oliva e até uma Husqvarna…cozem desde cabedais a seda na melhor perfeição.
    Até agora pelo menos não tenho tido razão de queixa, mas das novas já tenho ouvido muitas reclamações…
    Até agora já experimentei muitas máquinas,pois a minha mãe é ajuntadeira e tem muitas(ainda bem)desde antigas, industriais, de sapateiro etc,e quase todas compradas nas feiras de velharias.
    Boa sorte com a máquina,
    Ilda.
    P.S.: já aqora,aqui em Setúbal há um senhor que tem uma loja e que arranja máquinas antigas.Até agora tem arranjado as nossas e não tenho razão de queixa.

  6. Fiquei impressionada quando tu disse que a Singer de Portugal faliu! No Brasil é muito forte, quase monopólio… Sabe, uma coisa que acho muito legal nas máquinas de costura (pelo menos popr aqui) é que sempre se acha peça e técnicos que possam te ajudar… Minha sogra costura com uma Singer adaptada com o motor externo e funciona perfeitamente e dá conta de uma demanda enorme. Ou contrário de outras máquinas que ficam paradas por não conseguir peça e mão de obra especializada,…

    Realmente essa tua máquina é muito bonita e faço votos pra que ela volte a funcionar! Fiquei encantanda com as partes de madeirinha!
    Acho que por aqui não tem esse modelo, pelo menos nunca vi!
    Bom quero falar que gosto muito do teu trabalho é que tá sendo mias uma fonte de inspiração e uma motivação pra aprender a costurar!

  7. Muito bonita!
    Há uns tempos estive para comprar uma singer 760 que “encontrei” no olx, mas não tinha pedal. Acabei por não comprar com receio de não conseguir encontrar o dito cujo para a por a funcionar.
    Há-de aparecer a minha!
    Abraço
    Joana

  8. Boas
    Eu trabalhei 15 anos na Singer em Lx , sou mecanico e tenho peças para as Singer antigas, motores, controladores etc.

    • Sr. Mário,
      Tenho uma máquina singer a coser bem, cabeça de ferro preta, embutida em móvel, mas deixou de encher a canela.
      Gostaria de saber de efectua reparações em casa, e quanto custaria o arranjo.
      Moro em Lisboa.
      Muito obrigada.
      Teresa

    • Gostaria de adquirir calçadores para minha corte e cose da singer . Aquele que coloca elastico e que franzi o tecido e o que coloca arame . Se tiver me avise por favor.

    • Será que nos pode dar o seu contacto porque haverá muita gente interessada em reparar maquinas na região de Lisboa.
      Muito obrigado

  9. Boa noite, tenho uma Singer recente comprada em 2005, modelo 6038. O alimentador de linha é em plástico e partiu-se. Gostaria de entrar em contacto consigo para saber se tem possibilidade de reparar a máquina. Obrigado

    • Olá Anabela, posso-lhe perguntar em quanto ficou a máquina? estou a pensar comprar a mesma. Está satisfeita com ela? obrigada

    • Anabela se está em Portugal eu posso resolver o seu problema, pois apesar da Singer em Portugal ter fechado, eu tenho muitas peças para as máquinas da Singer, o problema poderá ser a distância.
      Eu sou da cidade de Valongo – 4444 (CP) arredores Porto, + ou – 10KM

      cumps
      Pedro Teixeira

  10. Linda sua máquina nova-velha. Sou costureira e se pudesse teria várias maquinas antigas.Adoro!!!

  11. Olá a todos, fico sempre satisfeito quando leio tantos elogios a uma marca a que estive ligado, por cerca de 20 anos, precisamente como técnico especializado em produtos de marca Singer.
    desde máquinas corte e cose a máquinas de bordar eléctronicas.
    Naturalmente reparo outras marcas, e posso dizer com toda a certeza, que as singer são de longe as melhores.
    Um bem haja e muita saúde para todos.
    Cumps
    Pedro Teixeira

    • Sr Pedro Teixeira, possuo uma maquina singer 760 e precisava do acessorio nº24, como o sr diz que tem peças perguntava se tem esta. Obrigada

      Cumps
      Antonio Santos

  12. Olá Rosa,
    Tenho uma máquina Singer que era da minha avó, daquelas séries anteriores a 1960.
    Por acaso não tens contactos de pessoas que ainda façam arranjos/adaptações a este tipo de máquinas?
    Obrigada e um abraço

  13. Muito boa noite a todos;tenho uma máquina de costura Singer 760,com todos acessórios e inserida em movel castanho de madeira-incluí pedal e todos os extras-está em perfeito estado de funcionamento.Estou a pedir 250€ por ela,e em termos de transporte terá que ser o(a) interessado(a) a deslocar-se ao local-centro de Lisboa. Caso haja interesse podem contactar-me para o 968208883.
    Cordialmente, Miguel Rodrigues.

Leave a Reply

Required fields are marked *.