aprestos de cozinha

as idades dos sabores

as idades dos sabores
Formas para chocolates (em cima) e dois modelos tamancos de pisar ouriços de castanhas (sempre me tinha perguntado como é que este trabalho era feito antigamente…).

Programa para um Domingo: almoçar uma salada no Café do Monte, passear pelo bairro Estrela D’Ouro (provavelmente o mais bonito bairro operário de Lisboa) e a seguir visitar a exposição de Aprestos de Cozinha no mercado de Santa Clara (onde agora mora o Centro de Artes Culinárias). Só faz pena as legendas das peças serem tão parcas de informação (faltam datas, origens, histórias…).

as idades dos sabores
Marceneiros deste país, inspirai-vos nestes rolos da massa deliciosos. Quero um de cada.

as idades dos sabores

Bairro Estrela d'Ouro

13 comments » Write a comment

  1. curioso: estou a preparar o percurso pelas vilas operárias de Lisboa e passamos no Bairro Estrela d’Ouro hoje de manhã! visitamos várias vilas operárias e esta é uma das mais interessantes. Não almoçamos no Café do Monte, mas tivemos uma conversa muito interessante no Botequim da Natália Correia com moradores da Vila Sousa.

  2. I want one of each too! I actually do have a carved rolling pin to make ravioli, which I bought used, and haven’t yet used … must make ravioli soon! :)

  3. que bonita foto de homenagem a Steve Jobs que colocáste no flickr, Rosa; nós também acordámos assim tristes hoje.
    yes, thank you Steve for a beautiful world !

  4. Hello! Passei pelo Mercado de Santa Clara, mas estava à pressa para uma auditoria. Tenho de lá ir. Adorei os rolos e as formas para o chocolate.

    Bjnhos :)***

  5. Também quero uns rolos daqueles!!!! Mas os poucos marceneiros que ainda existem já não têm paciência (habilidade?) para fazer disto… Vou passar a estar atenta às velharias para ver se encontro algum… Belo post!!

  6. ando tão distraída que nem me apercebi desta exposição quase à porta de casa… também concordo contigo quando dizes que o bairro estrela d’ouro é dos mais bonitos e o café do monte é ainda mais acolhedor nos dias de chuva! além disso, é “amigo das crianças” pois tem jogos e livros para se entreterem!

Comentar