rebanho

enfeitar o rebanho

Quando falam das suas ovelhas, os pastores e pastoras de Fernão Joanes gabam sempre os grandes cuidados que lhes são (ou, na maioria dos casos, eram) prestados: contam como lhes faziam regularmente a cama com giestas frescas, como lhes moldavam os cornos com a ajuda de água a ferver para ficarem mais bonitos, como as bordavam durante a tosquia (havemos de voltar na altura certa para ver isto ao vivo), desenhando-lhes à  tesoura motivos sobre todo o corpo. Trazer um rebanho bonito e bem tratado era e é motivo de orgulho por estas paragens. E pelo menos uma vez por ano, na festa que se celebra no segundo domingo de Maio, os animais eram lavados (sim, lavados) e vestidos a preceito para receberem a benção na capela de Nossa Senhora do Soito. Mesmo depois de ver as pêras e cabeçadas usadas pelos bodes do outro lado da serra, as ovelhas enfeitadas de Fernão Joanes não podem deixar ninguém indiferente.

“¢

The shepherds and shepherdesses of Fernão Joanes always took great care of their sheep: they shaped the sheep’s horns to perfection with the help of boiling water, and drew complex geometric motifs on their bodies during shearing (we will return in may to film this). Once a year, on the second Sunday of May, the animals were bathed and embellished to receive the priest’s blessing in the chapel of Our Lady of Soito.

d. carmen

d. ângela e a ovelha mocha

Fernão Joanes

Comments

9 responses to “fernão joanes (3)”

  1. Virginia Avatar
    Virginia

    Pois é, não podem não. Fiquei espantada, que bonito !!! Já temos excursão para o segundo domingo do próximo Maio.

  2. sonia Avatar
    sonia

    A propósito do banho anual do gado, fará talvez parte dos hábitos rurais?… este Verão em Odeceixe fiquei a saber que anualmente, num determinado domingo de Agosto, o gado era trazido até à  ribeira/ praia e lavado ali mesmo, o que era pretexto para ida a banhos também dos respectivos guardadores.

    A tradição foi recriada na praia (ainda que sem gado…) por um grupo de locais, vestidos com camisas de noite, combinações, ceroulas e outra roupa de baixo, que trouxeram música e material de piquenique – foi uma grande animação.

  3. Rosa Belarte Avatar

    ¡Qué beleza! Animado para ver o cuidado e carinho com a cuidar das suas ovelhas, que lindo o vestido para sua festa. Yo quer ser uma ovelha Fernà¤o Joanes!

  4. Amber C-F Avatar

    The love and respect given to an animal that gives so much to us is beautiful and humbling.

  5. Valeria Avatar

    Que lindo! Lembou-me as lhamitas assim enfeitadas no Peru.

  6. dame bligblog Avatar

    comme ils sont beaux ces moutons tout pomponnés ! j’aime bcp aussi la à¹anià¨re dont sont brodés leurs colliers. joli reportage et si belle tradition. merci !

  7. […] do texto é a que refere a prática ainda corrente (em 1957) de bordar as ovelhas, como ouvimos descrever em Fernão Joanes: a tosquia (…) que fazem nos “cabrestos” e em animais para feira, cortando a lã […]

  8. […] Em Agosto prometemos voltar a Fernão Joanes para assistir à  festa da Senhora do Soito e filmar uma tosquia feita pelos especialistas sobreviventes na arte de bordar ou enramar as ovelhas, o Ti Zé Camilo e o Ti Aristides. No tempo em que era pastor e tosquiador, o Ti Zé Camilo não via enfeitar as ovelhas nem assistia à  festa. No segundo Domingo de Maio, data em que esta se realiza, estava ele no Alentejo. Era lá, pelas bandas de Portalegre, que começavam os seus dois meses de trabalho a tosquiar ovelhas, avançando para norte de rebanho em rebanho até chegar novamente a casa. Sempre à  tesoura, a maioria era tosquiada rapidamente, de um lado ao outro. Mas pelo menos o carneiro tinha um tratamento especial: era enramado, como os cajados e tantas outras peças de arte pastoril, com motivos geométricos cuidadosamente bordados com a ponta da tesoura. O tosquiador fazia-o por brio, em competição com os restantes, à s vezes contrariando o patrão que queria um serviço rápido, outras vezes recebendo da dona da casa uma compensação especial pela obra criada. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.