A acompanhar o meu crescente interesse pelo quilting (aliás técnica das colchas de retalhos) tenho recebido uma série de emails com perguntas e pedidos de ajuda sobre o tema. Aqui ficam algumas primeiras respostas (e espaço para outras perguntas, links e conselhos que surjam via caixa de comentários). A minha experiência é para já muito pouca e o que tenho aprendido está quase tudo nestes arquivos.
Decidi há pouco tempo que gostaria de fazer o meu primeiro quilt e (…) fiquei ainda com as seguintes grandes dúvidas para as quais agradecia imenso a tua ajuda… A primeira tem a ver com o coser à mão ou coser à máquina
Cosi à mão cada pontinho da primeira manta de retalhos que tentei fazer (esta). Está por acabar. Nas seguintes, como esta e esta, uni os retalhos e acolchoei à máquina. Acolchoar à máquina peças grandes sem fazer grandes disparates não é fácil, pelo que os principiantes têm vantagem em fazer esta parte à mão.
Mas não é preciso ter uma máquina de costura especial?
Preciso não é, mas deve ajudar bastante. Na minha (que é normalíssima) não consigo senão acolchoar a direito, em linhas paralelas e perpendiculares, mas se calhar é falta de jeito. Para comprar, em Portugal, uma máquina de costura especial para quilting, é contactar a simpática Mónica Amaral da MCI (Máquinas de Costura Idustriais) e pedir para ver a Brother NX400 – Quilting Club.
E o recheio do quilt, cá em Portugal onde é que se compra?
Daquele que se vê nos livros e sites de outros países não sei, infelizmente. Mas há outras possibilidades. Pode usar-se flanela de boa qualidade, drakalon (de que eu pessoalmente não gosto por ser sintético) ou o simpático baetão (na foto). O baetão é feito de 100% algodão e existe em várias espessuras. O cinzento, que me disseram que já não se fabrica, é feito de desperdício têxtil e toda a gente o conhece dos panos do chão tradicionais.
(continua)
*Perguntas Frequentemente Perguntadas. Outras aqui e aqui.
*M.C.I. – Máquinas de Costura Industriais, sa
Zona Industrial da Maia I – Sector IX – Lote 13
Apartado 6057
4476-908 Maia
Portugal
Tel. +351 220 120 400 – Fax. +351 220 120 440 – mci arroba mci ponto pt
Leave a Reply