um ano de sling

babywearing love

A A. entrou pela primeira vez no sling com duas ou três semanas de vida e desde aí provavelmente não passou um único dia sem ele (ou melhor, sem eles, porque de lá para cá ficámos com uma verdadeira colecção). Não querendo parecer que estou a exagerar, acredito que a nossa vida teria sido diferente e mais difícil sem a ajuda do precioso acessório. Com um high-need baby de um lado e uma menina pequenina do outro, houve muitos dias em que estive no limite das minhas forças, e o sling funcionou como um terceiro braço com poderes mágicos. Por causa dele não cheguei a usar a cadeirinha que tinha comprado, aprendi imenso sobre as mil e uma maneiras de trazer os filhos à s costas e contagiei muita gente com o meu entusiasmo.


babywearing

Para além de fotografias para a minha colecção, tenho recebido alguns relatos que acho que vale a pena partilhar. O mais recente veio da Tânia Cardoso, que espero que não se importe de eu o reproduzir aqui:

Comecei por usá-lo em casa onde tem imensas vantagens:dá-me imensa liberdade, o Manel fica em contacto com um mundo a que não tem acesso do seu berço e outros apetrechos convencionais para bebés, permite sestas fantásticas, cocós milagrosos (é certinho, dois minutos no sling e os intestinos começam logo a funcionar!!), para além de tudo o que já foi dito e escrito sobre o sling e que subscrevo! Também já saí à  rua e casa de amigos, sentindo-me grávida outra vez, posso pegar em coisas, sentar-me à  mesa com outras pessoas… etc, etc… e ele aqui tão pertinho! Tenho tirado algumas fotografias onde fica bem espelhada alguma da magia do sling: liberdade para a mãe, o bebé vê as pessoas, dá e recebe atenção só de estar em interacção natural, sente-se bem tanto a dormir, como acordado, em movimento ou parado. Outra coisa: dá vontade de fazer-lhe muitas festas nas costas, tal e qual como fazia à  barriga, é inevitável…mas também ninguém quer evitar, certo? O sling é um colo sem ser colo, é um colo especial, com as vantagens do colo e as de haver espaço, privacidade e liberdade para todos. É incrivel como estando tão colados, podemos gerir proximidade e espaço individual.

Na loja, novas fotos e novos slings.

Comments

15 responses to “um ano de sling”

  1. xiomi Avatar
    xiomi

    beautiful photos! :)

  2. tereclopes Avatar

    O que me teria ajudado há muitos anos atrás, quando levava a Ana pela mão e o André ao colo, em correrias a caminho da casa da avó , da escola e do emprego.

  3. Mary Avatar

    Beautiful photos, beautiful letter and beautiful work.

    mary

  4. Sandra Avatar
    Sandra

    Subscrevo tudo o que a Tânia disse e ainda acrescento que as pessoas estranham que a Beatriz passe os dias a rir para toda a gente e esteja sempre atenta a tudo o que se passa à  volta. Por mais simpática que ela seja “de fábrica”, não me parece que fosse assim, se tivesse passado estes nove meses escondida dentro do ovo.

  5. Marta Mourão Avatar

    Parabéns pelo “primeiro ano de vida” e que muitos se repitam!

  6. Gisela Avatar

    gostei muito de ler o relato da Tânia Cardoso :)

  7. Glaucia Avatar

    Lendo o que escreveu sobre slings me lembrei de como foi útil, prático e agradável usar um destes quando minha filha era pequena. Na época pouquíssimas pessoas conheciam e não tinhamos uns tão lindos quanto os seus à  disposição e usei um tecido comum mesmo para fazê-lo, e foi realmente maravilhoso em todos esses sentidos. Hoje minha filha já está com quase 15 anos e fico feliz de poder ter estado com ela tanto tempo juntinhas. Parabéns pelo seu trabalho Rosa, gosto muito do que faz.

    Abraços do Brasil

  8. sonia e Mi Avatar

    Muitos Parabéns!!

    E que venham muitos mais anos ainda, eu estou mesmo muito satisfeita, e todo esse relato poderia ter sido escrito por mim ou por qualquer outra mãe que o use.

    Obrigado Rosa **

  9. Fátima Tomé Avatar
    Fátima Tomé

    Não há um dia que não o use… Comecei a usá-lo tinha o J. menos de um mês, durante um mês. Voltei a usá-lo quando ele já tinha 3meses e meio e até hoje. Todos os dias de manhã o enrolo na minha mala (uma das mil vantagens – espaço que ocupa)para à  tarde ir à  escola buscar o J.(10 meses) e o N. (5 anos) e lá vamos de Metro para casa passando primeiro na mercearia (afinal ainda me sobram braços); quando não é slingado, também serve de agasalho; …e os comentários simpáticos que recebo são reconfortantes: as mulheres grávidas também querem um… e as mães e os pais também. Outras há que querem ter filhos para também poderem usar um sling (?!)…. o meu irmão não tem filhos, mas não dispensa o meu sling quando passeia o J.

    E a Tânia tem mesmo razão: as nossas mãos tão livres que estão têm que estar sempre a mexer no cabelo, nas suas mãozinhas, a fazer festinhas, a tamborilar os dedos nas costas, etc.

    Para mim a única desvantagem é mesmo quando chegarem o Inverno e os casacos… se calhar vou ter que comprar um XXXL….

    Obrigada Rosa pelo 3º braço (de ouro)

  10. Joana Avatar

    Eu tb subscrevo tudo. E tb criei uma grande colecção neste meu ano de sling (o Luis faz anos no Domingo). Devo ter usado as rodas 3 ou 4x.

    É tb um bebe simpatico e tranquilo e que adora ser pendura. Foi uma descoberta maravilhosa e qs que me dá vontade de ter outro bebe para poder criar os mesmos laços.

    Sou uma grande entusiasta e tento divulgar o babywearing. Agora ja sou mais comedida no meu entusiasmo, há pessoas que se sentem mais à  vontade com a parafernalia habitual. Mas para mim foi uma revelação e fez-me descobrir aspectos de mim, tb, que não conhecia.

  11. rapunzel Avatar

    parabéns pelo ano de existência de slings. por cá vai o meu muito obrigado pelo sling que fez para o meu mais pequenino sobrinho… ele anda muito feliz a slingar* pelo mundo.

    *slingar – verbo inventado pela minha melhor amiga assim que soube que iria ter um M. a passear por aí :)

    Raquel :)

  12. Alix Avatar

    Happy Anniversary – um brinde para slingando

  13. May Avatar

    Parabéns Rosa!

    O sling foi das melhores coisas que comprei para o meu filho e cá em casa tanto o pai como a mãe usam e abusam, aliás há dias em que até o disputam: “vá, agora sou eu que levo o menino”. É uma delícia senti-los tão juntinho a nós e sem dar cabo das costas. Para além do prazer óbvio de exibir uma peça tão linda feita por ti.

  14. elke Avatar

    Rosa!

    Você nem imagina o quanto tem contagiado aos outros com os slings! Ainda não tenho filhos, estão apenas ainda nos planos, mas confesso que esta noite sonhei que tinha uma criança pequena e outra de colo, e como não dava conta do recado, ficava pensando no sonho que precisava entrar logo no seu blog para encomendar um para o bebe!

    Parabens pelo um aninho!

  15. Sarah do Brasil Avatar
    Sarah do Brasil

    Que delicadeza que você passa pra gente!

    Lindas fotos…muito meiga!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.