metro quadrado

prédio em obras

Espreito quando as portas estão entreabertas, quando os prédios estão em obras, quando passo ao mesmo tempo que o carteiro, quando a entrada acabou de ser lavada e está à  mostra. Nunca toco à  campainha, mas não é por falta de vontade. Muitas vezes é só ou menos de um metro quadrado, meio escondido pelo contentor do lixo, gasto por cem anos de gente a entrar e a sair. Colecciono-os com os olhos e com a máquina.

PS: O mosaico hidráulico ainda se fabrica. O que há é pouca gente a dar por isso:


Em Portugal:

Artevida

Lúcio José Oliveira Zagalo (Estremoz)

Flordavida (Estremoz)

Projecto Mosaico

Comments

17 responses to “metro quadrado”

  1. Ana Maria Avatar
    Ana Maria

    Olá Rosa,

    Vivi quatro anos na Calçada da Bica Grande. Durante esse tempo não houve dia em que não me sentisse como uma turista a sorver todos os pormenores que aquele bairro (e Lisboa inteira) tem para oferecer. As janelas, as portas dos prédios, as entradas, as escadarias com os corrimões de ferro forjado, e claro, os azulejos. Estas fotografias trazem de volta o conforto dessas memórias. Obrigada.

  2. Mafalda Avatar

    Há três anos que adio a remodelação da minha cozinha, porque gostava de a manter como inicialmente foi contruida, mas o chão está de facto em mau estado…

    Fiquei aqui a saber como se chama este tipo de pavimento, e principalmente a saber que ainda se fabrica! Obrigada pela partilha!

    Não é especialmmente bonito, mas em breve enviarei uma imagem dele para a sua colecção. ^__^

  3. sara Avatar

    E que linda colecção!

  4. Fernanda Avatar
    Fernanda

    Oi Rosa,

    Você precisa ir ao Rio de Janeiro!! Em qualquer edifício do centro histórico ou até mesmo em edifícios de habitação de construção antiga vc encontra pavimentos em mosaico hidráulico lindíssimos!! Acredite, iria haver um considerável aumento na sua colecção e uma satisfação imensa para seus olhos. Espero que tenha a oportunidade de visitar. Eu também sou fã mas como não tenho máquina vou coleccionando com os olhos e arquivando tudinho! Um beijo!

    P.S.: Nunca lhe dei um feedback mas a minha irmã e minha sobrinha (que tem a mesma idade da sua filhota mais nova) adoraram o sling que eu comprei na sua lojinha há um ano atrás! É de ganga e com forro de flores cor-de-rosa. É Lindo! Parabéns pelo trabalho.

  5. Vilma Avatar
    Vilma

    Olá Rosa

    Gostaria de fazer um reparo à  lista de fabricantes que apresenta. A Azulima não é fabricante, é vendedor de mosaicos hidráulicos fabricados por outras companhias. Sou amiga dos donos de uma das duas fábricas ainda existentes em Portugal – a Artevida (http://www.artevida.net/), localizada em Fronteira. As imagens do fabrico dos mosaicos que aparecem no site da azulima pertencem a esta fábrica (que é fornecedora da azulima).

    A outra fábrica existente em Portugal localiza-se em Estremoz – Lúcio José Oliveira Zagalo.

    Infelizmente é uma arte que tende a desaparecer da Europa devido à  concorrência de países com mão de obra mais barata – é o problema dos produtos artesanais!

    Parabéns pelas fotos lindas dos mosaicos!

  6. Rosa Pomar Avatar
    Rosa Pomar

    Obrigadíssima, Vilma. Já corrigi :)

  7. macati Avatar

    eu tb faço o mesmo… alem de gostar de olhar para os tectos e para as janelas! sim… sou do género: se fosse mosquinha entrava e espreitava tudo!

  8. Marta Mourão Avatar

    Eu ando para fazer um post sobre uma empresa que descobri que tem azulejos desde os anos 60 até hoje. É o paraíso. Um dos donos contou-me que muitas pessoas que têm azulejos danificados (nas cozinhas ou outras divisões) vão lá e ainda encontram azulejos iguaizinhos aos que têm em casa.

    Vou lá buscar uns quantos para a minha cozinha nova :))

    Aqui fica o link:

    http://www.corticoenetos.com/

  9. alexandra Avatar

    não sei se ja conheces este: http://www.azulima.pt/mosaico_hidraulico_serie_av.htm

    penso que dá até para fazeres o teu próprio desenho e eles produzem-no.

  10. Dani Avatar

    Rosa, adorei o tópico da comunidade do Fickr!

    Aqui no Brasil e, principalmente na minha região, Minas Gerais (conhecida pelas suas mansões coloniais da época da colonização), é fácil encontrar ladrilhos. Além do fato de aqui ser moda usar móveis feitos com madeira de demolição e ladrilhos d’água. Muitas casas aqui do meu bairro são enfeitadas com ladrilhos e visitei muitas lojas atrás deles para a reforma da minha! Moda ou não, eles são uma maravilha que não merece ficar perdida no tempo como tantas outras…

    E já que pelo grupo do Flickr (há tempos) não consigo participar, deixo aqui algumas sugestões de empresas que ainda os fabricam.

  11. mary Avatar
    mary

    There is this one in Sintra but it seems they don´t do patterns.

    http://www.projecto-mosaico.com/

  12. Sil Falqueto Avatar

    Rosa, lá no México tem um centro cultural especializado em gráfica, mas que tem uma prensa mosaiqueira (linda) e querem reativá-la e começar a fazer mosaicos. Funciona no prédio de uma ex-fazenda de café, e o chão está coberto de mosaicos. A última coisa que soube sobre os mosaicos deles é que eles já tinham conseguido um mestre mosaiqueiro, e estavam por começar a trabalhar nisso. Aqui vai o link deles: http://www.laceibagrafica.com/espanol/Menus/mosaicos/mosaicos.html

  13. Fabíola Avatar
    Fabíola

    Tb adoro esses pisos. Aqui no Brasil tb são fabricados ainda e voltaram à  moda. Vou reformar minha casa e cobrirei o piso da cozinha com eles. Não vejo a hora de ver pronto. Adorei as imagens!

  14. Lisa Avatar

    Olá,

    Passei para lhe deseja uma ótima semana e como sempre, acabei passeando por todo seu blog… Uma delícia navegar por aqui…

    Beijinho,

    Lisa

  15. Lundy Avatar

    Hi–I am enjoying the photos and the other’s comments here. I have done much research to list the current manufacturers and add links to the websites all over the world on http://www.VillaLagoonTile.com on the page called History of Encaustic Cement Tile

    I will try to make a link here.

    History of Cement Tiles

  16. Brian Timmons Avatar

    Hi there,

    check out this website:

    http://www.sainttropezstone.com

    they have some great unique handmade Moorish tiles, encaustic cement tiles and Moroccan style home decor

    cheers,

    Brian

  17. […] em Estremoz pela revista K (ou seja, há mais de quinze anos), mas só graças a um comentário neste post fiquei finalmente a saber como se chamava. Hoje rumámos ao Alentejo para conhecer a Fábrica de […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.