mosaico hidráulico

mosaico hidráulico = Lúcio Zagalo

mosaico hidráulico = Lúcio Zagalo

Soube da existência de um fabricante de mosaico hidráulico em Estremoz pela revista K (ou seja, há mais de quinze anos), mas só graças a um comentário neste post fiquei finalmente a saber como se chamava. Hoje rumámos ao Alentejo para conhecer a Fábrica de Mosaicos Hidráulicos de Estremoz.

O Mestre Lúcio Zagalo faz mosaico hidráulico desde os catorze anos. Trabalhou em várias oficinas durante a juventude e acabou por abrir o seu próprio negócio. Na pequena fábrica (todos os mosaicos são feitos por ele numa única prensa) reúne cerca de dois mil (!) moldes diferentes, uns herdados, outros mandados fazer a gosto do cliente ou para trabalhos de restauro de pavimentos antigos. De cada molde podem sair muitos padrões, dependendo da forma como se usem as cores, pelo que as possibilidades são quase infinitas. Depois há ainda os lindíssimos mosaicos com fingido de madeira ou mármore, feitos com muita arte (desenhados individualmente à  mão e sem molde). O melhor é ver, escolher e levar impresso, porque só uma ínfima parte dos desenhos está em exposição e o que apetece quando se lá chega é trazer um de cada.


mosaico hidráulico = Lúcio Zagalo

mosaico hidráulico = Lúcio Zagalo

mosaico hidráulico = Lúcio Zagalo

Atrás da oficina há um tanque onde os mosaicos fazem jus ao nome (esqueci-me de perguntar que papel tem este mergulho prolongado no processo de fabrico) e por todo o lado há quadrados empilhados e à  espera de um chão ou espalhados numa espécie de mostruário informal.

Lúcio Zagalo

O Mestre Lúcio Zagalo é uma simpatia e não se cansa de falar da arte do mosaico. Mostra os materiais, as ferramentas e os processos enquanto vai exibindo todo ufano um molde que foi desencantar recentemente com um cisne e o respectivo lago. Mesmo a fazer lembrar os deste livro, que prometi enviar-lhe muito em breve.

mosaico hidráulico = Lúcio Zagalo

Chega-se à  fábrica muito facilmente: sai-se da A6 em direcção a Estremoz. Ao chegar à  rotunda que antecede a entrada na cidade, segue-se em frente em direcção a Portalegre. Vira-se pouco depois em direcção ao Centro de Saúde e depois é só seguir as placas que dizem Zona Industrial. Na zona industrial, procurar do lado esquerdo da estrada a placa da fábrica de mosaicos.

Ainda mais fotografias.

Ah, e o Sr. Lúcio vende o mosaico a menos de metade do preço da concorrência!

Mosaico Hidráulico = Lúcio Zagalo

Comments

73 responses to “mosaico hidráulico”

  1. Isabelle Dekien Avatar
    Isabelle Dekien

    Olá Rosa,
    Acho que partilhamos a mesma obcessão (saudavel) pelos mosaícos hidraulicos.
    Estou a pensar em comprar uma casa/ruina, e a primeira coisa com qual estou a sonhar é o chão que vai ter de ser mosáicos!
    Podes me dizer entre qual preços variam os mosáicos do mestre Zagalo? Só para poder ter uma ideia de mais ou menos podia me custar (e se posso continuar a sonhar).
    Obrigada,
    Bom trabalho e boa continuação com o blog e com a loja!

    Isabelle

    1. Rosa Pomar Avatar

      Olá Isabelle, boa escolha! Não tenho os preçários do Sr. Zagalo nem dos outros fabricantes portugueses, mas espero que os contacte.

  2. Isabelle Dekien Avatar
    Isabelle Dekien

    Obrigada Rosa,
    Vou ter de lhe ligar, ou talvez faço uma excurção para Estremoz…

  3. […] blá blá blá, em Estremoz, blá blá blá Lúcio Zagalo, e blá blá blá […]

  4. […] Montemor-o-Novo. Mosaicos d’Alcaria, na Vidigueira. Artevida, em Fronteira. E, claro, o Sr. Lúcio Zagalo em […]

  5. Maria helena Avatar
    Maria helena

    Bom dia,
    Estive na fabrica do Sr Zagalo Quinta Feira passada,trabalho extraordinario.
    Os preços que ele me deu:
    Entre 40/45 euros o métro quadrado e 35 euros os restos de colecões.
    Boa sorte
    Maria Helena

    1. Irina Avatar
      Irina

      Olá Maria Helena! Há algum contacto telefonico sem ser o da foto? Estou farta de ligar e nada…
      Muito obrigada e bons mosaicos,
      Irina Silva

  6. Margarita C de Meneses Avatar
    Margarita C de Meneses

    Olá,
    Acabei de ligar para eles e a mulher do Sr. Lúcio Zagalo deu-me a triste notícia de que vão fechar a fábrica por motivos de saúde. Já só estão a fazer as encomendas que tinham e venderam todos os restos.
    Infelizmente eu estou longe, mas será que não há ninguém aí interessado em herdar o conhecimento deste artesão e manter esta fábrica viva…?

    1. Luis Miranda Avatar
      Luis Miranda

      Bom dia.
      Ainda hoje falei com o Mestre e ele continua bem ativo…

  7. Fabiola Avatar
    Fabiola

    Estive na fábrica do simpático Lúcio Zagalo,que continua à  todo vapor, produzindo seus maravilhosos azulejos hidráulicos.
    Segue o contato para quem desejar tel.268 322 488.
    Março 2017.

  8. LOGOS - MOSAICOS E ARTEFACTOS EM BETÃO Avatar
    LOGOS – MOSAICOS E ARTEFACTOS EM BETÃO

    LOGOS – Somos uma empresa sediada na zona industrial em Montemor-o-Novo [não muito longe de Estremoz, portanto!!! ] e fabricamos todo o tipo de mosaicos hidráulicos, com infinitas combinações entre padrões e cores. O saber de experiência feito do nosso “mestre” já passou gerações pois já o seu pai os fabricava na década de 50 do século passado.
    Vale a pena falar connosco!!!
    Contactos: 266892459
    logos.mosaicos@outlook.pt

    1. António Pedro Avatar

      http://www.logosmosaicos.pt fabrica mosaico hidráulico

      tel. 266892459
      telem. 919733831

  9. Miguel Angel Avatar
    Miguel Angel

    Boa tarde . Moro em Lisboa num predio antigo de 1930-40 .No hall de entrada tem mosaico hidraulico antigo no chão . Este mosaico hidraulico está feio , gasto , sem lustre ,e com algumas manchas .
    Gostaria saber se voces reparam este tipo de mosaicos e em caso afirmativo teriam logicamente que se deslocar para Lisboa para tratar do mesmo .
    Eu compreendo que sería muito dificil dar um orçamento sem ver o mosaico . De cualquer forma gostaria saber se voces têm um orçamento estabelecido e standart conforme os metros cuadrados a tratar .
    Muito obrigado .
    Miguel Angel

  10. Maria Avatar
    Maria

    40 euros o metro quadrado? há uns anos o meu marido que estava desempregado foi la a uma entrevista de trabalho e o dito ofereceu lhe de ordenado 350 euros… lol isto na altura o ordenado mínimo eram já 500… e cobra 40 por metro quadrado… enfim… bem haja a exploração de mao de obra barata

    1. Carla Avatar
      Carla

      Também comprei este mosaico ao senhor Zagalo e o chão ainda não tem 2 meses e parece ter 2 séculos . Muito mau !
      Não aconselho !

      Carla

  11. Emilia Almeida Avatar
    Emilia Almeida

    Boa tarde
    Alguém me sabe informar aonde comprar tijoleira rústica em vermelho
    Daquela tijoleira que é imperfeita e maravilhosa
    Muito obrigado
    Emilia da Graça

  12. emanuel Avatar
    emanuel

    na MVSK,
    somos fabricantes mosaico hidráulico de fabrico artesanal com desenho e cores escolhidas pelo cliente sediado na zona industrial da adua Montemor-o-Novo
    http://www.mosaicos-hidraulico.pt

    contacto 917304431 ou 919757708 ou 919900564

    1. Ana Santos Avatar
      Ana Santos

      Não consigo aceder a este site, está correctamente escrito?

  13. António Pedro Avatar

    Também a Logos Mosaicos, fabrica mosaico hidráulico com conhecimento de 6 dezenas de anos no fabrico de mosaico, e outros produtos de betão.
    Quando o cliente assim o deseja vem à  fábrica e vê o seu mosaico a ser feito onde pode alterar a cor mais ao seu gosto

    http://www.logosmosaicos.com
    tel. 266892458 telem. 919733831

    Zona industrial da adua Lote L I 13
    Montemor-O-Novo

  14. Patrícia Avatar
    Patrícia

    Boa tarde Rosa. Sei que este post já é antigo, tem conhecimento se este Sr continua a produzir mosaico? Procuro para colocar em minha casa e lembrei-me desta publicação! Obrigada!

  15. Jacek Avatar
    Jacek

    Hallo Rosa, I’ve just read about your experiences with mosaico hidraulico, and I have a few questions, if you could spare a few minutes.
    I’m an architect residing in Warsaw, Poland. I’ve just returned from Portugal, (which I was visiting on a completely different occasion) and I wish I knew your blog then.
    It’s been a long time, and maybe you don’t have any contact with that profession (mosaicos – I mean), but I thought it was worth trying to ask you.
    I have invented a product (not a tile), have the necessary equipment (including powerful pump and electric motor, and the rest), but I’m still missing the elementary piece – the 3 piece mould.
    I made a big effort to find it, all over the entire world, but nobody is advertising it; they either don’t make it or they don’t want to sell it due to competition reasons. Is there any chance you could point out a portuguese manufacturer? Sincerely Jacek Knothe, PhD +48 571 380 979. PS Of course I would try to reciprocate your kind help.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.