anatomia da meia

meias portuguesas

meias portuguesas

Por volta do tempo em que os animais falavam também andava de meias feitas à  mão. Em Reguengos de Monsaraz a minha mãe comprava-as à s senhoras que as tricotavam e lembro-me de como eram macias por dentro dos tamancos. Fui buscar um dos pares sobreviventes para ver como eram feitas: do cano para baixo, e com uma linda espiral de k2tog na ponta do pé. Encontrei outras, de lã, também portuguesas e trazidas já não me lembro de onde, que usei como chinelos até terem ido por acidente parar à  máquina de lavar. A que fiz ficou pronta entretanto.

Mais: senhora a fazer meia no nordeste transmontano (fundo da página) e uma formação para meias de cinco agulhas decorrida em Gouveia em 2003, que não me importava de ter feito (não sei se por cá já se começou a desenvolver o turismo ligado a este género de coisa, mas lá fora é uma realidade).


meias portuguesas

meias portuguesas

meias portuguesas

Comments

9 responses to “anatomia da meia”

  1. sara Avatar

    Rosa, como seria fantástico haver excursões “artesanáticas”!!! Já imaginaste? Um fim-de-semana em … Arraiolos ou um feriado longo em Viana, a bordar? Acho que seria uma excelente maneira de dar a conhecer terras, gentes e culturas que se vão apagando sem nunca conhecerem os seus herdeiros… nós.

    Fico a torcer para que venha esse turismo!

  2. Zelia Avatar

    :)

    São lindas as meias feitas à  mão… Aqui vendem-se em à“bidos e na Nazaré;) Se algum dia quiseres é só avisar:D

    Ah! excursões é que era… e mais workshops…

  3. pesdepato Avatar

    São lindas as meias brancas e castanhas!

    Nunca tinha visto esse padrão. As meias tradicionais que normalmente encontro são lisas ou à s riscas. Será um padrão especifico de alguma zona do país?

  4. Isilda Avatar
    Isilda

    Olá, Rosa.Costumo passar por aqui, mas nunca deixei nenhum comentário.

    Hoje, decidi fazê-lo, porque aprendi a fazer meias com a minha mãe semelhantes à quela tua com espirais, porém começava pelo pé e não pela perna.

    Beijinho e…muitos pares de meias, pois o frio não nos quer largar.

  5. Elsa Castelo Avatar

    Também tenho umas dessas micro meias encolhidas …

  6. colherada Avatar

    Fico feliz por alguem dar voz as meias feitas á mão. Desde pequenina que uso meias feitas pela minha avó, que ainda as faz e me ensinou a fazer também.

    A 1ª meia não saiu tão direitinha como as dela mas já tenho um par feito por mim, usável e confortável.

    Beijinho e boas meias

  7. Virgínia Avatar

    As meias mais quentinhas que tenho foram feitas pela minha sogra, que é holandesa, que costuma fazer para a família e vizinhos, quando chega o Inverno. Por lá ainda se usam muito!

  8. […] encontrei a D. Hulema Pires, fazedora de cestos e de meias de lã. Comprei-lhe um par para a minha colecção e aproveitei para ficar um bocadinho à  conversa. Fiquei a saber que a lã (muito semelhante a […]

  9. […] sobre mim quando morava em Reguengos, onde algumas mulheres ainda faziam meias de linha (que nós calçávamos). Mas trabalhar assim, sempre à  roda, sempre em liga, foi na verdade a técnica mais usada em […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.