<<

>>

sonoro silêncio

Só umas linhas e sem imagens, para agradecer todos os emails e manifestações de apoio relativos ao assunto que me estragou a semana. Voltarei a ele com muito mais que dizer e mostrar na altura certa, mas desde já um enorme Obrigada! Se a situação for de algum modo corrigida será certamente graças à  vossa intervenção e participação.

Just a quick note to thank everyone who’s been showing their support regarding the situation I’m facing. Sorry to keep you in the dark in case you don’t know what I am talking about. I will be posting about it as soon as i can.

Comments

102 responses to “sonoro silêncio”

  1. Elsa Castelo Avatar

    Já não será fácil com uma situação destas entre nacionais.

    Mais difícil será certamente quando o problema é transnacional.

    Mas numa situação como esta penso que, mais do que o direito, a web pode ser uma “arma” poderosa.

    Já sabes que, no que eu puder ajudar, é só dizeres.

    Um beijinho

  2. Rosário Albuquerque Avatar

    subscrevo o comentário de Madalena Canto e Castro!

  3. Sandra Costa Avatar

    Boa sorte Rosa.

    Espero que consigas valer os teus direitos.

  4. ana lobo Avatar
    ana lobo

    É inacreditável a falta de respeito pela criatividade e trabalho dos outros que a marca demonstra. Está mesmo a pedi-las. Espero que consiga fazer justiça! Estou a torcer por si.

  5. Inês Rosa Avatar

    Só hoje tive conhecimento da situação. É de facto muito triste ver que este tipo de coisas continuam a acontecer.

    Se precisares de assinaturas, de mails, seja lá o que for, para ajudar a resolver este episódio, conta comigo.

    Um abraço.

  6. Gaivota Avatar

    É escandaloso o que está a acontecer. Temos todos que nos indignar com este roubo. E se for necessário assinar uma petição ou outra coisa qualquer, certamente cá estaremos para isso.

    Força!

  7. Diane Avatar

    E que tal boicotar a marcar Oilily? A final ainda existe uma loja em lisboa…

  8. Sandra Avatar

    Força!

    Espero que consigas que a justiça seja feita.

  9. ana rita nunes Avatar

    Um beijinho de apoio e de muita força! Tens toda a minha disponibilidade para te ajudar nesta causa! Se for preciso alguma coisa, aqui estarei!

  10. mariana Avatar

    Rosa, boa sorte. Tenho a certeza que vai tudo correr pelo melhor.

    bjs

  11. Sílvia Silva Avatar

    força rosa…

    não podes deixar isto passar em branco!

    faz valer os teus direitos e faz-te ouvir no vasto mundo de leitores que tens na internet. uma coisa é certa, se não conseguires nada pela via legal, vais com certeza conseguir pela via moral.

  12. Sofia L. Avatar
    Sofia L.

    Olá Rosa

    Fui ver os bonecos da oilily e o plágio é evidente. A minha modesta opinião é que deve ir em frente e à  luta porque se é grave um anónimo plagiar é gravissimo uma marca de prest´gio (suposto) comportar-se dessa forma.Até porque certamente se se interessavam pelos seus bonecos podiam tê-la abordado a fim de chegarem a um acordo/negócio. Aconselho-a a consultar o código dos direitos de autor e direitos conexos. Desde já posso dizer-lhe quem em termos de protecção, mesmo não registado a autoria e direito sobre a obra é sua a partir do momento em que a exterioriza e passa de ideia a concretização… A seu favor tem todos os elementos do seu blog e fotografias perfeitamente datados.Tem tudo a seu favor!!E ainda bem que não passou despercebido!!Por si e por toda a gente lute…Acho que pode ter certeza da imensidão de pessoas que a apoiam. Boa sorte!!

  13. sof!a Avatar

    de facto o que aconteceu não deve passar em branco.

    mas desejo que consigas organizar estes maus sentimentos uma gaveta específica, para que uma eventual batalha judicial não contamine as boas vibrações que marcam a tua forma de estar na vida e que têm vindo a contagiar tanta gente

    *

  14. Sandra Avatar

    Boa sorte Rosa! ****

  15. lori Avatar

    i am so so sorry that you are going through this. it is completely unfair.

  16. Renata Avatar
    Renata

    fiquei indignada com a história toda. espero que a situação seja corrigida, de alguma forma. tens meu apoio! beijos,

  17. Cláudia Sousa Avatar
    Cláudia Sousa

    Olá, Rosa!

    Certamente que este “contratempo” não irá contaminar por muuito tempo a tua boa energia! Há um imenso mundo “web” e fora dele que conhece e “certifica” o teu trabalho. Tenho a certeza que irás ultrapassar este “contratempo”. O meu desejo é que concentres em ti pensamento positivo, pois da parte dos admiradores do teu trabalho, certamente há uma corrente positiva de apoio e de ajuda.

    abraço!! :)

  18. Lisbeth Lima Avatar

    Rosa,

    é certo que eles “usaram” você para vender algo de qualidade. Felizmente Rosa Pomar é garantia de qualidade e cuidado com o produto.Imitar você pode ser fácil; mas ser perfeita é outra coisa! Os bonecos deles são horrorosos, em série. Quero me solidarizar e dizer que acompanho seu blog e há uns três anos comprei um boneco teu, e está tão lindo como quando foi feito. Isso é qualidade. Eles precisam retirar a coleção e, se retratarem mostrando o que é verdadeiro e falso. Você é verdadeira: nas idéias, nos bonecos, na vida.

    Um abraço brasileiro, Lisbeth Lima

  19. sonia Avatar

    sabes o que mais me chateou, a etiqueta a ocupar metade das costas do boneco com um made in china. oilily para alem de estar a plagiar o teu trabalho fa-lo a custa do suor sabe-se la de quem.

    mas isso ja sabia, e o preco exorbitante da roupa razao pela qual nao compro oiliy ou room 7 (a empresa da filha do casal que fundou a oilily).

    eu enviei um mail para o endereco geral da empresa a demostrar o meu desalento perante a marca, info@oilily.nl.

    a morada e telefone segundo as paginas amarelas ca do sitio se alguem quizer escrever/telefonar enviar um fax.

    Marterkoog 1

    1822BK Alkmaar

    the Netherlands

    tel. +72 5662266

    sucesso nesta tua causa!

    go Rosa!

    fax. +72 5662222

  20. António Avatar
    António

    esses gajos deviam ter vergomha na cara…

  21. alice Avatar

    És uma criadora independente, mas não é por isso que estás sozinha, ou que uma empresa “grande” se deve achar livre para copiar o teu trabalho impunemente.

    Não te deves sentir rogada em pedir ajuda e intervenção por parte dos teus leitores, quando achares que é devido, claro.

    Os independentes podem não ter uma máquina legal a trabalhar a tempo inteiro, mas têm um público informado, consciente e, espero, intervencionista, nem que seja com um boicote.

  22. Elizabete W. Avatar
    Elizabete W.

    Continuo a ficar espantada com a “grande lata”, passe a expressão, com que indivíduos e empresas continuam a plagiar o trabalho de terceiros, a torto e direito, como se fosse perfeitamente normal. Espero que consiga valer os seus direitos Rosa, tem uma poderosa “leverage” que são as pessoas que acompanham há anos o seu trabalho e que podem fazer a diferença. Eu, por mim, já mandei um mail à  empresa, bem haja a Sónia por publicar os dados. Força!

    Elizabete

  23. catarina m. Avatar

    É sempre aviltante assistir a estas usurpações.

    Além disso é curioso ver que conseguiram copiar um objecto bem desenhado, com uma escala aprimorada, uma execução irreprensível e uma escolha de cores e padrões sempre surpreendente, numa palhaçada disforme de gosto banal. Nem para copiar eles têm jeito…

    Conta comigo.

  24. Paola Avatar
    Paola

    Força Rosa, é triste ver mais uma vez o teu trabalho copiado desta maneira, e ainda por cima por uma marca supostamente de prestígio e da qual até tens falado bem… concordo com quem escreveu acima que os bonecos dele nem muito bem feitos parecem (só os vi em fotografia), sobretudo em comparação com os teus! Um abraço forte, Paola

  25. xana Avatar
    xana

    Espero que tudo se resolva pelo melhor.

  26. Joana Avatar

    Estou estupefacta!!!!! Ainda por cima são imitações de péssima qualidade! Força e qualquer coisa que precises…

  27. Dawn Avatar

    Oh this is terrible and I really can not believe it. You have worked so hard and your dolls are your own. This is very very wrong and I hope that they are made to stop. I can not wait for a new batch of your dolls. I always miss out and have wanted one for a very very long time. You are one of the people that inspired me to make plush. :)

  28. Paula Félix Machado Avatar

    Escrevo outra vez. Nã resisti ao mail da oilily aqui deixado num comment e mandei mail a protestar!

    Lembrei-me que quando trabalhava como designer têxtil numa fábrica de roupa de crianças em Guimarães a dona (os donos tem sempre que dar palpites em tudo então no departamento de design, acham sempre que tem o melhor gosto) dizia par copiar algumas peças da oilily! Que ironia! Cópias de cópias! Mesmo triste!

    Esperemos que esta situção se resolva pelo melhor.

    Bjinhos *

  29. Carla Avatar
    Carla

    Coragem, Rosa!

    Também estou disposta a ajudar se for caso disso, vou acompanhando à  distância que nos permitires.

  30. sonia e Mi Avatar

    Força Rosa!

  31. Catalina Avatar
    Catalina

    La victà²ria moral és teva, i esper que legal també. Una cosa és clara: els teus són hermosos i tenen la bellesa de la feina feta amb gust.

    Per cert, un altre dels ossos que ven Oilily s’assembla molt a un que va dissenyar na 100drine… massa “pura coincidà¨ncia”, no és vera?

  32. Rita Avatar
    Rita

    Aqui estou, disposta a contribuir no que for necessário!

    Que este triste episódio te dê mais força para continuares com as tuas lindas peças! ;)

    Abraço gigante

  33. ana ventura Avatar

    :-O Fiquei de queixo caído! Se for preciso testemunhas, eu estou cá para isso.

  34. Kate Avatar

    I am so sorry that you are having to deal with this amd I hope it can get sorted out very soon.

  35. Sigeia Avatar
    Sigeia

    Não seria uma ideia devolver as coisas que temos da Oilily para uma mesma morada – da sede em Alkmaar – todos com a mesma nota – We don’t want to wear things which design might have been stolen. Eu tenho uma écharpe e uma bolsa e não me importo de os enviar separadamente, para um efeito retard!!!

  36. RitaQ Avatar

    não desistas

  37. rutep Avatar
    rutep

    Rosa

    estou indignada. Honestamente, como é possível?!

    Da minha parte nunca mais vão ver um cêntimo (apesar de não serem sequer das minhas marcas favoritas mas enfim).

    E vão já apanhar com um email indignado.

    Aconselho as leitoras e leitores deste blog a fazer o mesmo. Inundar o servidor destas aves de rapina.

    beijinhos .

  38. sigeia Avatar
    sigeia

    A écharpe já foi… afinal tenho uma veia terrorista perante a injustiça da qual não suspeitava… já que não lhes posso mandar uma coisa mais explosiva, mando-lhes os prutos deles de volta…é caso para dizer : Dank je!Van mensen als julli willen wij niets hebben…wij koppen liever bij echte kunstenaars zoals Rosa Pomar = Obrigadinha!

    De pessoas como vós não queremos nada, preferimos comprar junto de verdadeiros artistas como a Rosa Pomar…Coragem Rosa, quanto mais não seja pela sublevação pública não fica só!

  39. MauFeitio Avatar

    Olá Rosa!

    Não sei bem que te dizer a não ser “Força!” E estamos cá para passar a palavra e te apoiar!

  40. Susana Alpalhão Avatar

    Olá Rosa,

    Só agora me deparei com a situação e com a gravidade da mesma. E embora ache que as boas ideias podem servir para ajudar novos processos criativos, nunca desta forma e – neste caso não passou de uma cópia completamente inaceitável.

    Mas Rosa, e como já alguém escreveu, tornar esta ameaça uma oportunidade é o grande desafio.

    Força! no que eu ou a Quer pudermos ajudar é só dizer.

  41. KAROLINE Avatar

    AS FOTOS DO SEU BLOG SÃO DE UMA SENSIBILIDADE INCRàVEL, ADOREI, ADOREI

    FAZES UM BELO TRABALHO

    COLOQUEI UM LINK DO ERVILHA NO MEU BLOG E TE DESEJO SERENIDADE, PRA TUDO NA VIDA DAR CERTO

    UM BEIJO

  42. Sil Falqueto Avatar

    Fui atrás de ler mais sobre o assunto e estou chocada (e triste). Os bonecos deles são evidentemente uma cópia, mas tão sem vida. E eles foram longe demais, roubaram seu design em tudo… Sei que repeti o que mil pessoas já disseram, mas isso só mostra como o design dos seus bonecos é marcante e como os da oilily são claramente copiados. É vergonhoso que uma corporação faça isso com uma designer independente.

    Se há algo que seus fãs possamos fazer para ajudar, não deixe de avisar, viu?

    um abraço solidário,

  43. Patrícia A. Avatar
    Patrícia A.

    Rosa, espero sinceramente que possas ser compensada de alguma forma em relação a toda esta situação :( Fiquei literalmente a “olhar para o boneco” Oilily e a tentar compreender o que leva gente experiente e criativa, com uma marca prestigiada bem implantada no mercado a optar por plagiar de forma inequívoca e sem pudor o trabalho de uma artista independente, com obra reconhecida e reconhecível por um já vasto grupo de consumidores… Se moralmente é inaceitável, do ponto de vista de estratégia empresarial parece-me totalmente contraproducente, embora reconheça que para alguns consumidores “Oilily-pelo-status”, esta seja uma questão acessória. Felizmente há vários tipos de consumidores e para muitos este comportamento não é admissível e não será compensado. A beleza e a autenticidade do teu trabalho continuarão a ser apreciados e a conquistar admiradores pelo mundo fora, quer seja plagiado quer não. Beijinhos, muita força e bom trabalho!

  44. Alexandra Graça Avatar

    Acho inacreditável, porque é que a empresa não negociou consigo em vez de lhe plagiarem o trabalho…estou chocada!

    No entanto a qualidade do trabalho nada tem haver com o seu, os seus bonecos são muito mais bonitos.

    Força, pode ser que esta situação reverta a seu favor.

  45. Ana Paula Matias Avatar
    Ana Paula Matias

    É verdadeiramente vergonhoso e angustiante para a Rosa o que se está a passar.Tem que haver alguma coisa que se possa fazer….Talvez divulgar nos orgãos de comunicação social ajude.Isto não pode ficar assim.

    Boa sorte, Rosa e não deixe que actos tão reles e baixos contaminem a sua criatividade e o seu trabalho. Boa Sorte

  46. ana oliveira Avatar
    ana oliveira

    Ola Rosa

    Estive fora da net durante um tempo e só hoje vi o aconteceu. Estou estarrecida! Fez-me imediatamente procurar uma peça que me ofereceram dessa marca há uns bons anos atrás, toquei-a, olhei-a, virei-a e revirei-a e imediatamente pensei, a quem teriam roubado esta ideia? Ficou sem brilho!!

    Rosa, procure ajuda e lute, o seu trabalho merece!

    Ana O.

  47. sapatinhos de verniz Avatar

    Quando penso que mais nada me pode surpreender… eis que situações como estas me deixam de boca aberta!

    Para além de copiarem o teu trabalho descaradamente, ainda fizeram uma cópia desleixada, que deixa muito a desejar em relação ao original!

    Lamento que os teus trabalhos tenham sido plagiados desta forma vergonhosa…

    Se um dia precisares dum abaixo assinado por algum motivo, conta connosco! É só avisar!

    Mas apesar de serem situações que revoltam (e muito), continuo a dizer:

    os pobres coitados que vivem de plagiar os genuínos trabalhos de criadores, vão ter que se contentar sempre em andar um passo atrás dessa criatividade pura e o seu êxito não durará muito tempo… pura e simplesmente porque nunca vão ser capazes de passar o carisma que só um criador passa para os seus projectos/ideias!

    Boa semana!

  48. Joyce Avatar

    Hi this is my first time visting I’m sorry to hear about what happened. I only heard bits and pieces.

  49. Andréa Avatar
    Andréa

    Rosa, tudo vai acabar bem, tenho certeza. Um beijo

    Déa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.