ugly oilily

Fotografia tirada na loja Oilily de Dusseldorf (Alemanha).

*There is a short English version at the bottom of the post*

(…) hoje ao passear-me na Oilily (de Amesterdão) encontrei uns bonecos que julguei que seriam teus. Como boa Lusa enchi-me de orgulho. Quando peguei neles e não lhes encontrei a tua etiqueta, achei que poderiam ser uma cópia “inspirada” nos teus. Mas o mais grave é que os tecidos têm o mesmo boneco espalhado (na roupa de bébé). Na dúvida de ser um trabalho teu ou não, achei que seria importante alertar-te! Não é uma empresa qualquer. Podes ver no site deles. (…)

É verdade, infelizmente. A conceituada marca holandesa de roupa de criança e mulher está a vender bonecos indiscutivelmente copiados dos meus e a usar a imagem desses mesmos bonecos em inúmeras peças de roupa de bebé. Soube-o poucos dias antes de receber este comentário da Mica Cabral.


A Oilily é uma das marcas holandesas mais emblemáticas e conhecidas no estrangeiro. Tem oitenta lojas exclusivas um pouco por todo o mundo e pontos de venda inclusivamente em algumas cidades portuguesas. A marca foi fundada nos anos sessenta e criou uma imagem muito própria associada ao uso da cor, à  originalidade e à  qualidade da confecção. Nos últimos anos, as coisas mudaram drasticamente: a empresa passou a ser controlada por um grande grupo económico e os melhores designers, desmotivados, abandonaram a marca. Os resultados estão à  vista.

boycott oilily

Etiqueta do boneco Oilily (em cima) junto ao meu postal editado no ano passado (em baixo).

Depois do choque inicial desta descoberta, e de passar uns dias sem saber muito bem como reagir, contactei directamente a empresa por email. Passada uma semana, tenho dois emails de uma alta responsável da Oilily, que se limitou a pedir-me mais tempo para investigar o assunto e a desculpar-se com os problemas financeiros que a empresa está a atravessar. Entretanto, os bonecos e as roupas continuam à  venda como se nada se passasse.

boycott oilily

boycott oilily

Produtos Oilily e imagens de pormenor do boneco da marca (ref. 103394-3005), produzido na China e com óbvias deficiências de produção: o enchimento sintético solta-se com o manuseamento, tornando-o perigoso para crianças.

Online, o assunto não tem passado despercebido. Vários blogs chamaram a atenção para o assunto e fizeram com que muitas pessoas se insurgissem contra este plágio e tomassem a iniciativa de enviar emails de protesto.

Por muito subjectivos que possam ser os conceitos de cópia e inspiração, não me parece que este boneco deixe espaço para duvidas. É verdade que a Oilily produz há muito tempo um coelho com olhos em feitio de flor, mas este novo boneco apresenta demasiadas semelhanças com o meu e é demasiado diferente de tudo o que a marca produziu até agora para se poder falar em coincidência: do feitio do corpo à s orelhas idênticas, da posição da etiqueta (no mesmo sítio da mesma perna!) à  linha que define o nariz, tudo aponta para um plágio descarado.

boycott oilily

boycott oilily

Conseguir processar a empresa judicialmente estando num país diferente não é simples nem rápido, mas fazer passar a mensagem, mostrar a esta e à s outras empresas que este tipo de comportamento é intolerável, isso está ao meu/nosso alcance. Escrever sobre o assunto e divulgá-lo é a maneira mais eficaz. No Facebook foi criado um grupo dedicado ao tema e no fundo deste post há um modelo de email que vos peço que enviem para a empresa (info@oilily.nl) com as modificações que entenderem. ACTUALIZAÇÃO: A Oilily desactivou este endereço de email, muito provavelmente por causa da enorme quantidade de mensagens de protesto recebidas. As notícias mais recentes estão arquivadas em Ugly Oilily.

Mais do que uma cruzada pessoal julgo que o que é importante fazer é divulgar a ideia de que, enquanto criadores, achamos inadmissível que esta ou qualquer outra empresa se aproprie ilegitimamente do trabalho alheio e, como consumidores, não nos deixamos enganar e exigimos honestidade por parte de quem produz e vende.

Obrigada pelo vosso apoio!

Principais textos publicados até agora:

Rosa Pomar – A Ervilha Cor de Rosa por Tiago Mota Saraiva

Big Company Rips Off Indie Crafter: Oilily versus Rosa Pomar by Julie Finn

Is Dutch Fashion House Oilily Guilty of Plagiarism? by Desmond Williams

rosa pomar + oilily: blatant ripoff? by Kathreen Ricketson

Oilily, AKA The Dutch Portuguese Indies Plundering Company by Greg Allen

Oilily rips off independent designer Rosa Pomar by Alice Bernardo

Dear Oilily representative,

I am aware that your product no. 103394-3005 is a copy of Rosa Pomar’s well known soft doll and that she hasn’t given you permission to use her design. As a consumer, i have lost my confidence in your company. I will never buy from you again and I will advise everyone else to do the same until you have corrected this situation.

Please stop selling product no. 103394-3005 and all other products that include the image of this doll immediately. You should also contact Ms. Pomar and compensate her for her loss.

Sincerely,

English:

Dutch company Oilily is currently selling a soft toy (product no. 103394-3005) that was undeniably copied from my best known doll model. Oilily was famous in the past for their originality and the quality of the products they sold, but things have changed dramatically in recent years. Oilily has become more and more like any other big company: priorities have changed, production (or at least part of it) was moved to China, the best designers left, and the results of this are now in plain sight.

It is true that Oiliy has been producing a flower-eyed doll for a long time, but this new doll has nothing to do with their previous designs and everything to do with mine: from the doll’s shape and proportions to the place where the tag was inserted (the same spot on the same leg) to the line that defines the doll’s nose, which is one of the most recognisable features of my dolls.

I have been in contact with Oilily for the past week, but all they did so far was ask for more time to look into the matter and excuse themselves with the financial problems the company is facing. In the meantime, the shops keep selling their dolls and clothes.

How you can help: please spread the word about this. Letting big companies know that this type of behaviour doesn’t go unnoticed is the best way of preventing similar situations from happening. Join the Facebook group and invite your friends to join as well. Email Oilily about this (info@oilily.nl): there is a text above that you can use and adapt. UPDATE: Oilily’s email address is not working anymore, probably due to all the protest emails.

Thank you for your support!

boycott oiily

Comments

205 responses to “ugly oilily”

  1. Suzanne Avatar

    É incrível como até o postal da Oil… com as cabeças dos bonecos uma por cima da outra, se assemelha assustadoramente aos teus próprios autocolantes!!!!

  2. Carlota Avatar

    Rosa,

    Sigo o teu blog desde aquele programa na Sic Mulher…há muitooo tempo :) admiro o teu trabalho e acho este caso uma vergonha e por isso já mandei a carta.

    Um abraço,

    Carlota

  3. eli.gallego Avatar
    eli.gallego

    Olá Rosa.

    tenho sido uma leitora silenciosa mas realmente esta situção não se consegue deixar em branco.

    É mais do que obvio que não se inspiraram nos seus bonecos, copiaram-nos descaradamente e ainda por cima com uma grande falta de qualidade e rigor.

    Na verdade isto não me apanha desprevenida pois como a Rosa há muitos creativos que vêem as suas obras copiadas e comercializadas por grandes empresas.

    Acho de extrema importância toda a comunidade de solidariedade que se criou à  volta deste acontecimento pois pode dar forças para que outros criadores mesmo que com menos visibilidade que a Rosa lutem por aquilo que lhes é seu por direito: a sua criatividade e singularidade.

    E talvez isto se torne tão grande que se possa tornar um novo paradigma e que as empresas respeitem e passem a dar mais valor a quem bem o merece.

    o meu e-mail vai a caminho…

    Boa sorte nesta sua cruzada!!!

  4. Sílvia Silva Avatar

    olá rosa,

    se calhar era interessante que as pessoas enviassem o mail com o teu conhecimento (cc), para poderes mais tarde ter uma noção da quantidade de cartas enviadas…

  5. sofia Avatar
    sofia

    Já seguiu!

    Boa sorte

  6. Isabel Aleixo Avatar

    Do alto do meu pequenito blog seguiu, agorinha, agorinha, o e-mail para os falsários.

    Lamento todo o aborrecimento mas, como já o disse, espero que tudo isto possa servir para divulgar ainda mais o seu trabalho.

    Abraço e continuação de boas criações.

  7. Rita Avatar

    Post mais do que necessário depois do que se passou nas últimas semanas!

    Sabes que podes contar com o apoio de todos os teus leitores :)

    O meu email tb já seguiu.

  8. tatas Avatar

    credo, ainda por cima ficou mesmo mal feito o que é ainda mais revoltante!!

    (já enviei o email)

  9. Ana Margarida Magalhães Avatar
    Ana Margarida Magalhães

    Que dizer mais? Very ugly indeed, mas tem que haver maneira de resolver esta triste/revoltante questão.

    Tb já mandei o meu mail…

    Boa sorte

  10. Marianne Wille Avatar

    Oh, this is terrible news.

  11. Lúcia Monteiro Avatar
    Lúcia Monteiro

    Olá Rosa!

    Como leitora assídua do teu blog, admiradora das tuas criações, e designer estou indignada com a falta de moral e de responsabilidade civica desta empresa!

    Enviei já um email (o modelo apresentado no blog) a reclamar com a empresa! E vou pedir a todos os meus amigos e colegas que façam o mesmo!

    Vamos provar a esta empresa e outras capazes do mesmo, que não se pode escapar impune a acções como estas!

    Força Rosa!

  12. Elsa Castelo Avatar

    Vão ficar com a caixa de correio mesmo cheia …

    O meu também já foi.

  13. sara Avatar

    I hope you have at least considered contacting an attorney to help you with this. With such blatant copying, it seems like you should have some recourse. And unfortunately, it may take getting an attorney involved for them to really move on this. I’m so sorry! This really stinks!

  14. dona de casa Avatar

    Casa vez fico mais impressionada com o descaramento das pessoas em plagiar aquilo que vê!!!

    Podem dizer que cada vez é mais difícil criar, ser original mas não é necessário recorrer a isto!!A criatividade ainda existem senhores! Uma coisa é inspiração, que deve ser assumida, outra a cópia descarada!O pior é que tudo isto é muito difícil de controlar!

  15. sónia sapinho Avatar

    Meu mail já seguiu!

  16. Laura Manuela Avatar
    Laura Manuela

    Rosa,

    es la primera vez que te escribo aunque hace tiempo que sigo tu blog. Quería solamente decirte que acabo de enviar el email a oilily. Espero que sirva para algo.

    Mucha suerte

  17. Carla Zenóglio Avatar

    Minha Alma está parva….

    É descaramento mesmo!

    Já enviei e.mail

  18. Luís Bonifácio Avatar

    Mandar cartas apenas os torna felizes e contentes

    Contrate mas é um advogado que entenda de direitos de autor na UE e coloque-lhes um processo em cima. Não se preocupe com as dificuldades financeiras deles, você não é a Santa Casa.

    Boa sorte

  19. Isabela Lopes Avatar

    É muito triste uma empresa conceituada chegar a esse ponto. Espero que isso termine logo e que você não seja prejudicada ainda mais.

  20. mamã diana Avatar

    O meu também já foi. Força!

  21. Ana Maria Silva Avatar
    Ana Maria Silva

    Boa tarde Rosa

    Se depender de nós, leitoras assiduas do teu blog, a Oil…. vai ficar com o email cheio.

    O meu já seguiu.

    Boa sorte

  22. mariana newlands Avatar

    só agora vim aqui e li tudo, estou aparvalhada, indignada.

    não posso acreditar em qualquer tipo de ingenuidade ou desculpa do tipo “não sabíamos que o fornecedor havia copiado pois não conhecíamos os teus bonecos”.

    é inaceitável que uma empresa deste tamanho se preste a um vexame destes. é pra já que segue o meu email. e qualquer coisa que precises, de testemunha ou seja o que for, pode contar comigo.

    e porque não é possível deixar de comentar: que horríveis, tortos, desproporcionais e mal costurados são os bonecos deles.

  23. Sónia Luísa Avatar
    Sónia Luísa

    Para mim, o mais triste, é ler uma mão cheia de comentários, em vários blogues e sites, onde se põe em questão a originalidade da Rosa, bem como a sua integridade artística e cívica. Estamos a falar de uma pessoa que tem educado e alertado os seus leitores para a questão do “copyright”, vezes sem conta, que tem manifestado o seu apoio, a quem já viu o seu trabalho copiado e/ou explorado, e que tentou sempre ajudar a esclarecer dúvidas de forma pública, clara e sensata.

    Lamento o sucedido…

  24. Carola Rodrigues Avatar

    VERGONHA alheia dessa empresa!

    Enviei pros meus contatos no twitter e espero que a comoção dê frutos para que isso não passe em branco!

    Muita força!

  25. batixa Avatar

    Já seguiu!

    Força!

  26. Lucia Dias Avatar

    Já enviei o email… força ;)

  27. Maria Avatar
    Maria

    email já a caminho!

  28. isabooo Avatar
    isabooo

    enviado!

    BOA SORTE

  29. olivia_p Avatar

    está claro que el creativo de la línea actual se ha metido en un buen lío, además de mostrar su analfabetismo a nivel craft por internet ha olvidado o no sabe de nuestro poder de presión… ya estoy en el grupo de facebook

  30. Isa Biondo Avatar
    Isa Biondo

    Olá,

    estavamos a discutir este tema de copia, plágio em um grupo qdo comentaram sobre seu caso, acho lamentável… mas isso só pode ser coisa dos design da marca, a empresa pode mesmo estar “inocente”, mas é preciso apurar e acabar co isso. Vá em frente nesta briga… val a pena sim… o boneco é seu e pronto!!!

    Se precisar de algo me escreva

    bjs

  31. Pedro Leite Avatar
    Pedro Leite

    Contrate um advogado bom e processe a empresa. Nao e’ nos blogs que se resolvem estes problemas. ‘E nos tribunais.

    Nada que uma providencia cautelar internacional nao resolva e depois um pedido de indeminizacao.

  32. Chani Avatar

    I’m so sorry to hear this!

  33. Virgínia Avatar

    Já enviei, Rosa. E tenho a certeza que vais sair desta a ganhar.

  34. Luisa Avatar

    Rosa, tomei a liberdade de linkar o texto e transpôr a foto para o meu blog. Boa sorte para esta batalha. Vou enviar o mail!

    Beijinhos

  35. Mariana R Avatar

    Boa sorte Rosa..o meu mail já lá vai..enfrente-os..tal como eles merecem

  36. CVentura Avatar
    CVentura

    Que oililyosos. nunca comprarei nada desta marca. Alem da defesa juridica em sede propria ha a defesa do talento e da criatividade, esses ninguem pode roubar.

    Vou enviar o mail.

  37. Ana Ruivo Avatar
    Ana Ruivo

    Querida rosa rosada…email enviado.

    um beijo de flores nos olhos para ti*

  38. CITRA Avatar

    Olá Rosa,

    O post de hoje do meu blog é-te dedicado e a esta “roubalheira descarada”.

    Já enviei um email a expressar o meu desagrado.

    Continua com o teu trabalho maravilhoso!

  39. catarina Avatar

    olá Rosa Pomar!

    sei o que custa o trabalho manual e imagino a raiva que esteja a sentir!

    com todo o meu apoio, já enviei o email..

    assim como eu há muita gente disposta a ajudar.

    e coloquei um post no meu blog.

  40. Cristina Avatar

    e seguiu mais um…

  41. Débora Avatar

    Já seguiu o email.

  42. umademim Avatar
    umademim

    bem, vou então enviar o mail…

    um a um…

  43. jo Avatar
    jo

    mail enviado.

  44. Kate Avatar

    how totally, utterly shameless. There is something so depressing and soulless about those awful copies of your beautiful handmade work. I shall be writing a strongly worded letter to Oilly, and will encourage others to do the same.

  45. Mamã Su Avatar

    Olá Rosa,

    Vou também enviar o e-mail!

    Mas aproveito para te lembrar que tendo tu uma marca registada, podes através dos meios competentes reivindicar os teus direitos (o meu marido trabalha em propriedade industrial e por isso sei mais ou menos como se processa).

    Acho indecente esta fraude.

    Um beijinho, e acredita que estou contigo nesta causa.

  46. alessandra Avatar
    alessandra

    Estou chocada.

    Sempre gostei muito da Oilily pela sua criatividade, por isso não entendo a tacanhez de copiar uma artista conhecida e respeitada como você.

    Que se repita a história de David e Golias!

    Já enviei meu e-mail de protesto.

    Grande beijo de uma super fã brasileira

  47. Dina Avatar
    Dina

    Há um mês vi os bonecos à  venda numa loja de crianças no Centro Comercial Allegro, em Alfragide! Primeiro pensei que fossem os da Rosa e aproximei-me da montra para apreciar melhor. Reparei que a etiqueta não era a dela! Acho indecente e vergonhoso que as grandes empresas se comportem desta maneira!

    Já enviei o meu protesto!

  48. Patrícia Mantas Avatar
    Patrícia Mantas

    também já enviei!

  49. Tirelas Avatar

    Bem,eu sou leitora mas não costumo comentar, no entanto acho que a situação o exige.

    Já falei sobre isso, já twitei sobre isso e hei-de ainda fazer algumas coisas mais.

    Espero realmente que isto acabe, ninguém gosta de ser copiado, e só revela a falta de profissionalismo de quem copia!

    Um abraço,

    Cris

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.