first time

A E. estreou-se a combinar retalhos e eu avariei a máquina de costura enquanto os juntava. Como a minha nova velha máquina tem um prognóstico reservado, comecei imediatamente à  procura de alternativas, enquanto estranhava ninguém me atender o telefone das lojas Singer de Lisboa: uma máquina nova com funções a mais? Outra máquina antiga doméstica? Ou industrial? E onde comprar? As máquinas mais modernas não me atraem nada. Podem ser o sonho de quem leva o quilting mais a sério mas não têm charme nenhum. Por outro lado, comprar uma máquina em segunda-mão é sempre um risco. Enquanto percorria sem grande entusiasmo os sites nacionais de leilões liguei ao Sr. Pinheiro, que conserta máquinas de costura em Lisboa e que me foi gentilmente recomendado pela Joana Gama. Tenho a máquina composta, limpa e afinada, e confirmei as suspeitas de que a Singer portuguesa está mesmo a fechar. É uma notícia triste e absurda, tendo em conta o novo mercado que a marca não soube aproveitar, e que vem complicar a vida não só a quem usa as máquinas como a quem as compõe (mais dificuldade em encontrar peças, acessórios, assistência…). E agora?

Yesterday I gave E. a few scraps of fabric to play with and asked her to put them together anyway she liked so that we could make a quilt for her dolls. As I was piecing them according to her instructions my machine broke. I had it fixed today by a nice old man who makes a living from repairing sewing machines at people’s homes. He told me Singer is closing all their shops and offices in Portugal. This is both sad and very surprising, considering it has always been the leading sewing machine brand in Portugal and that the in last few years so many people took up sewing…

Comments

30 responses to “costura”

  1. chiara Avatar

    I’live in Milano, there is a shop of singer near my house, and I’ve a new sewing machine singer that I would like to sell, if you want it can you write by mail.

  2. Marina Avatar

    A máquina da minha mãe é igual à  tua, também foi limpa e afinada recentemente e cose que é uma maravilha. A minha é uma singer 5805 (http://www.singermachines.co.uk/Machines/Singer/5808.htm) e também cose muito bem. Aqui há dias parti a lançadeira e foi um castigo para encontrar. Encontrei numa loja em Coimbra que nem sequer vende singer, mas tem peças da marca porque muitos clientes pedem. Havia cá em Coimbra uma loja singer mas fechou há meses, infelizmente. Quando há avarias há muita dificuldade em encontrar quem conserte. Tenho uma amiga que tem um atelier de costura e é um mecânico velhote do Porto que lhe trata das máquinas. Ela tem uma singer industrial e uma husqvarna cose e corte que comprou em segunda mão e mesmo assim foram bem caras, mas estavam em bom estado. Mas voltando à  singer, é realmente uma pena que as lojas fechem. Onde nos vamos dirigir quando tivermos problemas? Beijinhos e boas costuras, agora com a máquina afinada! ;)

  3. Marina Avatar

    É só para acrescentar que fazes bem em pôr o bichinho da costura na Elvira, nem que seja só para aprender a pregar um botão. Olha que há meninas de 18 anos que nem uma agulha sabem enfiar! Eu tinha mais ou menos a idade dela quando me iniciei na costura: fui mexericar na máquina da minha mãe e furei um dedo de um lado ao outro. Mas não foi o sficiente para e desmotivar! eheh

  4. maria madeira Avatar

    Olá rosa, tenho uma máquina semi-industrial, uma Bernina 950 nova e desde que comecei a trabalhar com ela nunca mais consegui usar a minha Singer. Também andei pela net à  procura de uma mais barata, mas aconselharam-me a não o fazer, pois o que normalmente existe para venda é o refugo. Eu explico, quando uma fábrica abre falência as melhores máquinas são escolhidas primeiro por pessoa conhecedoras e interessadas, as outras vão para venda ao público em geral. Também se pode ter sorte…, mas é sempre um risco uma máquina destas tem um valor muito alto.

    As máquinas industriais possuem algumas características que as domésticas não têm, como a estabilidade, não trepidam, logo seguramente o ponto é mais perfeito, cosem certinho rápidamente a alta velocidade e não vêm profusamente equipadas com aquelas funcionalidades dispensáveis das máquinas de plástico.Até o casear botões é perfeito! Estou muito contente com a minha, encontrar a marca em Portugal é que foi bastante difícil, consegui comprar em Viseu, o sítio mais perto do Porto que as vende.

    Concordo contigo quando dizes que as máquinas modernas não têm charme! Se quiseres consultar o link podes ver aqui:

    http://www.heirloomcreations.net/index.php?option=com_content&view=article&id=71:bernina-950-industrial-arrives&catid=37:machine-news&Itemid=74

  5. Andreia Avatar

    Aprendi a cozer numa Singer e não recomendo. Tenho uma Bernina muito básica que pelo mesmo preço faz muito mais e melhor que uma Singer. E a Bernina tem bons modelos dedicados ao quilting, provavelmente tirarias bom proveito de uma máquina dessas.

    À Singer em Portugal está associada uma ideia de valor pela tradição, mas os novos modelos de plástico não primam pela qualidade. Quando quis comprar uma máquina o ano passado também comecei por procurar Singer, mas as lojas estavam quase sempre fechadas e tinham muito poucos modelos expostos.

    Fiz um pouco mais de pesquisa e acabei por comparar uma Bernina em Oeiras e foi-me permitido experimentar a maquina antes de comprar. O importador fica nas Caldas da Rainha, é muito prestável e faz a manutenção das máquinas.

  6. Zelia Avatar

    Ah! tambem preciso duma maquina velha nova:)

    e preciso de arranjar a minha…

  7. cristina salvador Avatar

    Rosa,

    a avó do meu marido, que era costureira, ofereceu-me a máquina velha dela… Não fazia ideia quantos anos tinha. Graças ao link, descobri pelo nº de série que é de 1874! Ainda cose ;)

    Tenho uma Alfa prima com estrutura metálica anos 80(?), que cose bastante bem :)* Já fiz a costura no sling e parece estar forte! Obrigada*

  8. Francesca Avatar

    THANK YOU, THANK YOU, THANK YOU for adding an English translation! I was not on friendly terms with google translator, I must confess, and not only because it kept referring to your daughters as “he” … It must be a lot of work for you, but I’m so happy to be able to finally understand your posts!

    Hope Singer will in fact not close up shops in Portugal.

  9. guizo Avatar

    …quem sai aos seus…, a combinação de tecidos da E., está linda!

  10. Cecilia e Helena Avatar

    Olá, Rosa Pomar:

    Somos mãe e filha. Nosso tema atual são os taleigos. Gostaríamos de ter sua autorização para publicar foto e citar seu blog.

    Um abraço brasileiro pra você.

    Cecilia (a mãe)

    http://quiltsareforever.blogspot.com/

  11. Luisa Avatar
    Luisa

    Tenho uma singer muito velhota mas que vai dando para as bainhas. Agora, se a Singer fecha, a culpa é exclusivamente dela. Marcas que não sabem adaptar-se aos novos modos de comprar (hipers, Wortens e media markts com preços sem concorrência possível…) é o que lhes acontece invariavelmente. Também ando a olhar para os lados da Bernina quando esta se avariar de vez (obrigada pela dica do tal senhor!).

  12. Anita Maria Avatar
    Anita Maria

    Há tanta gente por aí que tem máquinas “encafuadas” sem usar, porque não pões uns anúncios nos sites gratuitos?

    Engraçado, que tenho uma Oliva que era da minha avó (anos 60)e cose lindamente, e uma SINGER dos anos 70. Esta Singer (a 471G de plano inclinado) foi das melhores coisas que apareceram. Em ambas coso tudo, bainhas de ganga, cabedal, debruar tapetes e até acolchoei um edredon.

    O funcionamento das máquinas de costura é bastante simples, basta um pouco de habilidade para corrigir pequenos defeitos. Só as peças partidas é que são problema.

    É essencial que sejam regularmente limpas e lubrificadas.

    Ou seja: se não tens apetência por ferramentas e parafusos, não conheces ninguém que tenha?

  13. Kristel Avatar

    She’s got a talent!

  14. Rita Avatar

    Andei a escolher uma máquina de costura para mim e estava decidida a comprar uma Singer, mas por uma simples razão comum a muita gente: as minhas avós, tias e mãe tinham Singer, portanto eu também compraria uma Singer. Mas pesquisei um pouco e cheguei à  mesma conclusão: a Singer vai fechar, não será fácil a assistência técnica e o adquirir de peças. Decidi-me então por uma Brother LS-2125 e estou muito contente com a escolha que fiz. Apresenta uma boa relação preço/qualidade e tenho assistência técnica muito perto de casa!
    Parabéns pelo teu trabalho Rosa, sou uma fiel seguidora.

  15. […] Era para ter sido um cobertor para as bonecas mas pelo caminho passou a almofada. A parte da costura foi toda feita por mim, claro, mas a composição dos tecidos é trabalho dela. A experiência ocorreu-me ao ler os relatos das senhoras de Gee’s Bend sobre como fizeram os seus primeiros quilts. Achei que seria interessante ver o que faria a E. com os restos dos restos dos meus tecidos (primeiro pensei em dar-lhe o monte dos triângulos mas depois achei que era melhor começar com uma escolha mesmo muito limitada e tecidos mais simples). Expliquei-lhe sucintamente o conceito de bloco e que convinha os blocos serem de tamanho aproximado para se poderem unir facilmente. Não lhe pedi para fazer bonito, só para escolher o que lhe parecesse melhor. Usou o que tinha e só se queixou da falta de vermelhos. Para mim foi estimulante vê-la preencher o espaço com o à -vontade que usa para desenhar e, depois, um desafio unir os blocos sem que se perdesse o movimento dos tamanhos diferentes (quase só usei costuras curvas). No fim, acolchoei à  mão de forma muito livre e com pontos ligeiramente maiores do que os que uso habitualmente. […]

  16. […] que me chegasse à s mãos graças à  generosidade da Diane, que estava por perto e ma trouxe: Passados alguns dias em pesquisas, encontrei um site francês de venda entre particulares com milhares de […]

  17. Alexandra Correia Avatar
    Alexandra Correia

    Olá,

    Estou a escrever porque a minha mãe tem uma máquina de costura da Singer que numca teve muito uso na nossa casa e por isso gostavamos de nos desfazer dela. A minha mãe trabalhou muitos anos na Singer a ensinar tricot, corte e costura.

    Se alguém estiver interessado ou conheçer alguém, o modelo da máquina é 807-45D, tem móvel e motor.

    Obrigado

  18. Margarida Massano Avatar

    Cara amiga Ervilha
    Chamo-me Margarida moro em Carcavelos. Ao fazer uma pesquisa sobre assistência Singer, vim dar com o seu blog.
    Venho pedir-lhe ajuda…. tenho uma maquina Singer e preciso de assistência. No seu post refere que mandou consertar a sua maquina ao Sr Pinheiro. Pois o que eu precisava era da indicação como contactar esse senhor. A minha maquina há cerca de 1 ano esteve na Singer e não foi um bom trabalho, preciso de encontrar alguém que realmente eficaz.
    Obrigada pelo seu blog com tanto interesse passei a ser fã.
    Obrigada e felicidades para o seu blog

  19. joana neves Avatar
    joana neves

    olá!

    gostava de saber se é possível saber o contacto do sr. pinheiro, de quem falam que consertou a máquina. pediram-me algum sítio que arranjasse máquinas singer e logo me lembrei deste antigo post… será que ele existe? ;) é para a mãe de uma amiga minha, vou só passar o recado, mas gostei de poder dizer que “sabia de alguém que…”.

    agradeço imenso,Joana Neves

  20. eliana Avatar
    eliana

    Olá, tenho um singer do mais antigo que há, acho eu… Trabalhava lindamente e agora começou a fazer pontos todos largos e espaçados! Será que alguém me arranja o numero desse tal Sr. Pinheiro, ou outro que, em Lisboa, seja capaz de ma concertar?
    obrigada :)

  21. Alexandra Avatar
    Alexandra

    Precisava do contacto desse Sr. Pinheiro. A minha máquina de costura deu-lhe o fanico :(((((( e eu com tanta coisa para fazer. Algué me pode ajudar???? Obrigada.

  22. Teresa Avatar
    Teresa

    Olá,
    Gostaria de saber o telefone do sr. Pinheiro que arranja máquinas costura antigas.
    Obrigada

  23. ruth sa nogueira Avatar

    tenho uma maquina oliva e preciso de uma peca.onde me posso dirigir?obrigada

    1. Rosa Pomar Avatar

      Ruth, tente este técnico: Sr. Paulo Sousa – 218 862 429 – Rua dos Cavaleiros, 59 (perto do Martim Moniz)

  24. carina Avatar
    carina

    Boa tarde,
    Desejo iniciar-me na costura mas não sei nada, ando a pesquisar cursos/workshop de costura e procura uma maquina, podem surgerir uma maquina de costura?
    Obrigada.

    1. Rosa Pomar Avatar

      Carina, veja no site da Retrosaria os workshops e máquinas de costura.

  25. carina Avatar
    carina

    Olá Rosa,

    A pffaf hobby 1142 dá também para bordar?
    Obrigada

  26. Loja Singer Porto Avatar

    Boa Tarde,
    Apesar de a Singer em Portugal ter fechado ainda existem alguns revendedores à  espera de vossa visita!
    A nossa loja é no Porto mas não hesitem em nos contactar caso precisem de alguma coisa.
    Atentamente,
    Loja Singer Porto

  27. Maria Mendonça Avatar
    Maria Mendonça

    Bom dia.
    Tenho uma maquina de tricot artesanal e preciso urgente de uma pessoa que me dê assistência e forneça peças e acessórios, como por exemplo carro de arrendados e agulhas.
    Moro em Lisboa, seria bom algum mecânico nesta zona ou periferia.

  28. Damiao Avatar
    Damiao

    Olá senhoras e senhoritas me permita me falar um pouco Meu nome é Damião trabalho com manutenção de máquinas de costura industriais e também da linha domestica no Brasil tenho intenção de ir para Portugal no início 2019 sou descendente de portugueses Espero conseguir trabalho nessa área…
    Obrigado a todos e todas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.