Um livro infantil de 1957, extraordinário pelas fotografias e pelo design. É a história de um menino chinês, Kaiming, cuja família vive e trabalha num junco. Todo o livro é impresso a apenas três cores, as fotografias são recortadas e conjugadas com elementos gráficos aparentemente simples (no tempo em que não havia photoshop), e o resultado é lindíssimo. Tanto que fui a correr pesquisar mais sobre esta colecção (Les Enfants du Monde – ver aqui as capas) e a fotógrafa. Dominique Darbois, membro destacado da resistência francesa durante a segunda guerra mundial, passou as décadas seguintes a viajar e a fotografar. Para além deste, publicou pelo menos outros dezassete livros sobre crianças de outros tantos países. Um deles, Tacho, le petit mexicain, foi objecto de uma exposição no Salon du Livre deste ano (mais Tacho, num blog todo dedicado à font Banco).
Sem saber se é tão bonito como este não resisti a encomendar em segunda-mão Natacha la petite Russe. E Terre d’enfants, ainda disponível, já está na minha wishlist.
Dominique Darbois (fotografias e texto), Pierre Pothier (design), Kaiming, le petit pêcheur Chinois. Paris, Fernand Nathan (col. Les Enfants du Monde), 1957.
As suas descobertas são Fantásticas!
bem, agora ainda fiquei com mais curiosidade!
:)
lindo!
Tambem quero!
lindo!!
A maior beleza está na simplicidade do livro e no contraste preto-e-branco com o amarelo e azul forte.
(Hoje recebi uma recommendation do This Next com os teus bonecos, ora vê)
http://www.thisnext.com/item/4C6D4341/flower-eyed-dolls
Fiquei orgulhosa e nem sequer te conheço pessoalmente… :-)
Fantástico, maravilhoso, delicioso…
Lindo mesmo!
Que venha 2010!
Beijos nossos e feliz ano novo pra você!
Este post é comovente Rosa. É a história da minha infância. Cada vez que ficava de cama, doente em casa sem poder ir à escola a minha mãe oferecia-me um livro desta colecção. Lembrou-me da peruviana, da Yasmina e com este livros sonhei tantas viagens. O meu irmão tinha os “Tintin et Milou”.
Fazes muito bem em adquirir esta linda colecção!
QUE ACHADO!!!
u-a-u.
Agora também fiquei curiosa.
Muito, muito bom!
Eu tive o da Natacha!
: )
Eu tenho! A pequena japonesa, o indiozinho amazonense, o menino grego e o garoto da ilha de páscoa. Tinha também o menino africano, mas me levaram; eu sei quem foi mas ela negan, nega, nega, que vou fazer? ;-)