traje à  vianesa

traje à  vianesa

traje à  vianesa

No ano passado deixei aqui este apelo do Museu do Traje de Viana do Castelo. Quando, há umas semanas, fui finalmente visitar o museu encontrei o recém-publicado Uma Imagem da Nação – Traje à  Vianesa. Foi a minha leitura de férias, e foi com imenso prazer que encontrei o meu nome na lista de agradecimentos (juntamente, entre muitos outros, com o da Mary). O livro é um estudo alargado e profusamente ilustrado do chamado traje à  vianesa. Contextualiza historicamente a formação do traje (António Medeiros), descreve cada um dos seus elementos, a sua construção e matérias-primas (Benjamim Pereira) e organiza cronologicamente o seu uso e representações (João Alpuim Botelho). Por serem temas a que tenho dado particular atenção, soube-me a pouco a página dedicada ao lenço e à s meias, sobre os quais muito mais haveria que dizer. Ficam para outras publicações, que espero que o Museu venha a editar.


saquinho

Esta última foto foi tirada no Museu, onde infelizmente não me deixaram tirar mais e do qual não há catálogo.

Comments

9 responses to “traje à  vianesa

  1. Carla Valverde Avatar

    Parabéns Rosa. É sempre bom o sabor da valorização do nosso trabalho.

  2. sucast Avatar

    bom dia Rosa,

    este tema é me sempre muito querido.

    e como lanças aqui algumas sugestões vou referenciá-lo no grupo “cultura e tradições” da rede dos vianenses da qual faço parte.

    obrigada

  3. mary Avatar
    mary

    …esses lenços(?)….esse postal (do traje, especialmente o corte de cabelo dela) e esse talego..

    vida, arte, …amor

    :)*

  4. patricia Avatar

    esse livro entrou directamente para a minha wishlist.

    durante o workshop de f. etnográfica vi por lá um saco do pão feito pela trisavó de uma das meninas. lembrei-me de ti, claro!! lá ver se faço upload do resto das fotos.

  5. Glorinha Leão Avatar

    Me emocionei ao ver o lenço estampado, igual ao que minha avó trouxe quando veio de Portugal e que, hoje em dia me pertence.

    Ela veio para o Brasil, após ficar órfã, com um irmão mais velho aos 6 anos de idade,em 1906!

    Veja como é velhinho o meu lenço, mas guardo-o com muito carinho e vendo essa foto me lembrei dela.

    Obrigada por esta lembrança.

  6. Karen Avatar

    These are exquisite pieces of costumes. I’m still checking the Museum website and enjoying the pictures of those merry embroideries. I’m definitely adding Portugal to my places-to-visit list, a pure beauty country.

  7. […] o que mais me impressionou. Não foi o facto de serem e tantos os grupos de mulheres trajadas à  vianesa e a participação empenhada nas festas continuar a fazer parte da vida de tantas adolescentes da […]

  8. […] imagens do Museu do Traje, porque continua a não se poder fotografar no Museu do Traje. Para compensar já há catálogo e a exposição é […]

  9. carolina Avatar
    carolina

    Olá Rosa. O museu já tem catalogo. De preço 20 euros. *

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.