anatomia da meia

meias portuguesas

meias portuguesas

Por volta do tempo em que os animais falavam também andava de meias feitas à mão. Em Reguengos de Monsaraz a minha mãe comprava-as às senhoras que as tricotavam e lembro-me de como eram macias por dentro dos tamancos. Fui buscar um dos pares sobreviventes para ver como eram feitas: do cano para baixo, e com uma linda espiral de k2tog na ponta do pé. Encontrei outras, de lã, também portuguesas e trazidas já não me lembro de onde, que usei como chinelos até terem ido por acidente parar à máquina de lavar. A que fiz ficou pronta entretanto.

Mais: senhora a fazer meia no nordeste transmontano (fundo da página) e uma formação para meias de cinco agulhas decorrida em Gouveia em 2003, que não me importava de ter feito (não sei se por cá já se começou a desenvolver o turismo ligado a este género de coisa, mas lá fora é uma realidade).


meias portuguesas

meias portuguesas

meias portuguesas

9 comments » Write a comment

  1. Rosa, como seria fantástico haver excursões “artesanáticas”!!! Já imaginaste? Um fim-de-semana em … Arraiolos ou um feriado longo em Viana, a bordar? Acho que seria uma excelente maneira de dar a conhecer terras, gentes e culturas que se vão apagando sem nunca conhecerem os seus herdeiros… nós.

    Fico a torcer para que venha esse turismo!

  2. :)

    São lindas as meias feitas à mão… Aqui vendem-se em Óbidos e na Nazaré;) Se algum dia quiseres é só avisar:D

    Ah! excursões é que era… e mais workshops…

  3. São lindas as meias brancas e castanhas!

    Nunca tinha visto esse padrão. As meias tradicionais que normalmente encontro são lisas ou às riscas. Será um padrão especifico de alguma zona do país?

  4. Olá, Rosa.Costumo passar por aqui, mas nunca deixei nenhum comentário.

    Hoje, decidi fazê-lo, porque aprendi a fazer meias com a minha mãe semelhantes àquela tua com espirais, porém começava pelo pé e não pela perna.

    Beijinho e…muitos pares de meias, pois o frio não nos quer largar.

  5. Fico feliz por alguem dar voz as meias feitas á mão. Desde pequenina que uso meias feitas pela minha avó, que ainda as faz e me ensinou a fazer também.

    A 1ª meia não saiu tão direitinha como as dela mas já tenho um par feito por mim, usável e confortável.

    Beijinho e boas meias

  6. As meias mais quentinhas que tenho foram feitas pela minha sogra, que é holandesa, que costuma fazer para a família e vizinhos, quando chega o Inverno. Por lá ainda se usam muito!

  7. Pingback: A Ervilha Cor de Rosa » de vinhais:

  8. Pingback: fazer malha | A Ervilha Cor de Rosa

Leave a Reply

Required fields are marked *.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>