traje à vianesa

traje à vianesa

traje à vianesa

No ano passado deixei aqui este apelo do Museu do Traje de Viana do Castelo. Quando, há umas semanas, fui finalmente visitar o museu encontrei o recém-publicado Uma Imagem da Nação – Traje à Vianesa. Foi a minha leitura de férias, e foi com imenso prazer que encontrei o meu nome na lista de agradecimentos (juntamente, entre muitos outros, com o da Mary). O livro é um estudo alargado e profusamente ilustrado do chamado traje à vianesa. Contextualiza historicamente a formação do traje (António Medeiros), descreve cada um dos seus elementos, a sua construção e matérias-primas (Benjamim Pereira) e organiza cronologicamente o seu uso e representações (João Alpuim Botelho). Por serem temas a que tenho dado particular atenção, soube-me a pouco a página dedicada ao lenço e às meias, sobre os quais muito mais haveria que dizer. Ficam para outras publicações, que espero que o Museu venha a editar.


saquinho

Esta última foto foi tirada no Museu, onde infelizmente não me deixaram tirar mais e do qual não há catálogo.

9 comments » Write a comment

  1. bom dia Rosa,

    este tema é me sempre muito querido.

    e como lanças aqui algumas sugestões vou referenciá-lo no grupo “cultura e tradições” da rede dos vianenses da qual faço parte.

    obrigada

  2. …esses lenços(?)….esse postal (do traje, especialmente o corte de cabelo dela) e esse talego..

    vida, arte, …amor

    :)*

  3. esse livro entrou directamente para a minha wishlist.

    durante o workshop de f. etnográfica vi por lá um saco do pão feito pela trisavó de uma das meninas. lembrei-me de ti, claro!! lá ver se faço upload do resto das fotos.

  4. Me emocionei ao ver o lenço estampado, igual ao que minha avó trouxe quando veio de Portugal e que, hoje em dia me pertence.

    Ela veio para o Brasil, após ficar órfã, com um irmão mais velho aos 6 anos de idade,em 1906!

    Veja como é velhinho o meu lenço, mas guardo-o com muito carinho e vendo essa foto me lembrei dela.

    Obrigada por esta lembrança.

  5. These are exquisite pieces of costumes. I’m still checking the Museum website and enjoying the pictures of those merry embroideries. I’m definitely adding Portugal to my places-to-visit list, a pure beauty country.

  6. Pingback: A Ervilha Cor de Rosa » traje à vianesa:

  7. Pingback: A Ervilha Cor de Rosa » viana:

Comentar