feira de castro verde

feira de castro verde

sul

A feira de Castro Verde deve estar para o Sul como a de Barcelos está para o Minho, com a diferença de só se realizar uma vez por ano. A de 2010 foi este fim-de-semana, sob um magnífico sol de outono. O cenário é castanho e dourado: amêndoas, figos e nozes, azeitonas, litões, queijos e chícharos (xixas na tabuleta), albardas (lindas, quase extintas), chocalhos, botas, pelicas, safões e patchworks de peles de ovelha, cabra, vaca e raposa, cestos, cestas, tarros, cajados e cadeirinhas. Faltaram as mantas e meias, que não encontrei. É uma boa desculpa para regressar no ano que vem.

albardas

feirante

peleiro

sul

6 comments » Write a comment

  1. Bem… Rosa… fui váriaa vezes a essa feira e nunca soube nada dos litões! Estou a ver pela primeira vez, mas eu também nunca tinha visto uma trouxa!
    Essa feira traz-me sempre memórias de Inverno, castanhas… hummmm… foi bom voltar a ver.

  2. Que sorte a tua, que foste à feira. eu este ano não consegui ir, faltei pela primeira vez em mais de duas décadas, e ver este teu post fez crescer ainda mais as minhas saudades. belas fotos :)

  3. Do interior do Algarve e Alentejo eram as campanicas que faziao os chales the pura la os aventais tecidos no tear e mantas . eu ia passar as minhas ferias ao concelho de Alcoutim e naqueles pequenos Montes era como chamavam naquele tempo era a vida das pessoas . a minha tia tecia a minha avo leva amendoas e figos secos a feira um tio meu era cardador e trabalhava para as pessoas que precisavam e depois fiavom outro arranjava a estopa e faziao linho .
    faziao meias. e crochet combinacoes de la pura branca natural . para se usar no inverno para nao se ter frio .tenho saudade de tempos antigos ainda me lembro de uma boneca de paper mashe que foi comprada na feira de castro.

  4. Com as dificuldades que se avizinham as feiras, que em muitos concelhos estavam já a definhar, irão renascer e tornar-se de novo importantes eventos do ponto de vista comercial. A cobrança fiscal irá ressentir-se o que, bem vistas as coisas, até é muito bem feito.

Leave a Reply

Required fields are marked *.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>