quilting pfp* (1)

baetão português

A acompanhar o meu crescente interesse pelo quilting (aliás técnica das colchas de retalhos) tenho recebido uma série de emails com perguntas e pedidos de ajuda sobre o tema. Aqui ficam algumas primeiras respostas (e espaço para outras perguntas, links e conselhos que surjam via caixa de comentários). A minha experiência é para já muito pouca e o que tenho aprendido está quase tudo nestes arquivos.


Decidi há pouco tempo que gostaria de fazer o meu primeiro quilt e (…) fiquei ainda com as seguintes grandes dúvidas para as quais agradecia imenso a tua ajuda… A primeira tem a ver com o coser à mão ou coser à máquina

Cosi à mão cada pontinho da primeira manta de retalhos que tentei fazer (esta). Está por acabar. Nas seguintes, como esta e esta, uni os retalhos e acolchoei à máquina. Acolchoar à máquina peças grandes sem fazer grandes disparates não é fácil, pelo que os principiantes têm vantagem em fazer esta parte à mão.

Mas não é preciso ter uma máquina de costura especial?

Preciso não é, mas deve ajudar bastante. Na minha (que é normalíssima) não consigo senão acolchoar a direito, em linhas paralelas e perpendiculares, mas se calhar é falta de jeito. Para comprar, em Portugal, uma máquina de costura especial para quilting, é contactar a simpática Mónica Amaral da MCI (Máquinas de Costura Idustriais) e pedir para ver a Brother NX400 – Quilting Club.

E o recheio do quilt, cá em Portugal onde é que se compra?

Daquele que se vê nos livros e sites de outros países não sei, infelizmente. Mas há outras possibilidades. Pode usar-se flanela de boa qualidade, drakalon (de que eu pessoalmente não gosto por ser sintético) ou o simpático baetão (na foto). O baetão é feito de 100% algodão e existe em várias espessuras. O cinzento, que me disseram que já não se fabrica, é feito de desperdício têxtil e toda a gente o conhece dos panos do chão tradicionais.

Retrosaria

(continua)

*Perguntas Frequentemente Perguntadas. Outras aqui e aqui.

*M.C.I. – Máquinas de Costura Industriais, sa

Zona Industrial da Maia I – Sector IX – Lote 13

Apartado 6057

4476-908 Maia

Portugal

Tel. +351 220 120 400 – Fax. +351 220 120 440 – mci arroba mci ponto pt

14 comments » Write a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *.


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.