Month: December 2009
-
de 2009
1, por neftos. Como já vai sendo tradição por aqui, vai haver prémios em breve para as melhores fotografias do ano enviadas para aqui (slings), aqui (rosa pomar) e aqui (Retrosaria). Vou esperar pelo fim de Janeiro para escolher os vencedores de 2009, por isso ainda há tempo para participar. Ver os nomeados e vencedores…
-
kaiming, le petit pêcheur chinois
Um livro infantil de 1957, extraordinário pelas fotografias e pelo design. É a história de um menino chinês, Kaiming, cuja família vive e trabalha num junco. Todo o livro é impresso a apenas três cores, as fotografias são recortadas e conjugadas com elementos gráficos aparentemente simples (no tempo em que não havia photoshop), e o…
-
pó
Dormem no sótão, em gavetas e álbuns desfeitos. Já não lhes sabemos os nomes nem ao certo se são antepassados ou longínquos primos. Fazem-me passar horas a compor o interminável puzzle da família.
-
♥
O natal somos nós.
-
bom natal
-
textile designs
Textile Designs: Two Hundred Years of European and American Patterns Organized by Motif, Style, Color, Layout, and Period é um dos meus livros do ano, apesar de ser de há quase vinte (foi originalmente editado em 1991 e reeditado em 2002). Da autoria de Susan Meller, a coleccionadora de tecidos por detrás da Design Library…
-
liga
Das vezes anteriores que quis experimentar percebi que era cedo demais. Ontem aprendeu mesmo, com umas agulhas portuguesas que, por terem barbela, seguram melhor as malhas e o fio. Diz que me quer dar um cachecol no Natal. Divertido: sermos apanhados pela lente de uma desconhecida a brincar na rua.
-
a song to celebrate our love
Algumas das pessoas que me lêem há mais tempo talvez se lembrem do Anacleto, primogénito de muitos macacos que fiz entretanto. Ora o Anacleto, companheiro inseparável do Sr. Nilson e da A., acaba de se estrear com distinção como co-protagonista de um teledisco (eu sei que já não se diz teledisco) que tenho o prazer…
-
retrosaria
Compenso a falta de tempo para escrever com as novidades aqui.
-
direcção
Enquanto procurava nos meus arquivos imagens de uma mercearia que ainda não acredito que tenha sido destruída fui dar com estes cata-ventos que vi no ano passado na feira de Estremoz, no dia em que fomos conhecer o mestre Zagalo. De há uns dias, no DN: Arte Popular regressa ao seu espaço de Belém em…