o gancho de fazer meia

malhas que prendem
N.º 755 – Malhas que prendem – Santo Tirso. Postal Foto Alvão (sem data).

gancho de fazer meia
Ganchos de meia em madeira. Séc. XIX-XX. Museu Nacional de Arqueologia, n.ºs inv. 745, 756 e 759. Imagem da MatrizPix.

Algumas imagens, a propósito do método português de fazer malha e do chamado gancho de fazer meia. O primeiro não é um exclusivo português (nem o único cá praticado) mas ao que parece é conhecido em poucos países, creio que quase todos localizados em redor do Mediterrâneo (conheço imagens de Portugal, da Grécia, Turquia e Bulgária e sei que é praticado no norte de àfrica) e na América latina, aparentemente por exportação ibérica. Este método é uma de várias formas possíveis de tricotar (quem se lembra do canhão de fazer meia) e consiste em ter o fio que se está a trabalhar colocado primeiro por detrás do pescoço ou num gancho preso ao peito e depois em redor do dedo médio da mão direita. O fio fica sempre entre o corpo e o trabalho, sendo a cada malha accionado com o polegar esquerdo. O gancho que usa quem não passa o fio pelo pescoço pode ser um simples alfinete de ama ou uma peça muito trabalhada e aparece descrito na pouca bibliografia disponível como gancho de fazer meia.

portuguese knitting
Mulheres a tricotar com o fio por detrás do pescoço: Peru e Portugal.

portuguese knitting
Mulheres a tricotar com o fio preso no peito: Grécia, Bulgária e Portugal.

Quando comecei a pesquisar estes temas não percebia como se usavam os ganchos de fazer meia que encontrei nos inventários dos museus, por serem tão diferentes dos que se podem comprar actualmente. Foi preciso ver um a uso, em Nisa, há uns meses atrás, para constatar que os antigos ganchos dos museus estão quase sempre incompletos. Na verdade, para serem usadas, estas peças precisam de ser atadas com uma fita (no exemplo que vi era uma correntinha de crochet) a um alfinete ou gancho metálico, sendo este último o que é preso ao peito. O gancho pode soltar-se da roupa mas não da peça em execução, pois o fio passa por dentro dele no início do trabalho e só o liberta ao ser cortado (era esta parte que eu não tinha percebido antes). A linda cadeirinha da senhora de Nisa era um verdadeiro amuleto e tinha-lhe sido dada várias décadas antes.

gancho de fazer meia
Gancho de fazer meia em madeira. Nisa, 2009.

alfinete de fazer malha
Gancho ou alfinete de fazer meia marca Lavor.

Comments

20 responses to “o gancho de fazer meia”

  1. Luisa Avatar
    Luisa

    há tempos estava em exposição no Chiado (na última revisitação da colecção) um quadro do sec. 19 representando uma avó com netos vários. a avó tinha um gancho destes ao que tudo indicava feito em filigrana. O que não é de todo impossível de se imaginar…

  2. Luisa Avatar
    Luisa

    e estava a tricotar meias, claro…

  3. jan Avatar

    wow those are lovely! happy new year!

  4. Z Avatar

    Ah! já estou inspirada:)
    Adorei as fotos….
    Obrigada!

  5. Virgínia Avatar

    tudo lindo! sobretudo a cadeirinha :)

  6. Wicca Avatar

    A cadeira é uma relíquia!!!

  7. Marina Avatar

    Não conheço ninguém que faça malha assim, sempre fiz e vi fazer com o fio por trás do pescoço e depois enrolado no dedo. Renda é que já vi fazer assim, presa ao peito por um alfinete de ama. :)

  8. Liliana Avatar

    Eu vou alternando entre estas duas. Quando me doi o pescoço, passo para o peito. Tudo ensinado pela minha mãe!

  9. Deb Avatar

    Beautiful post!

  10. Liliana Avatar

    Nunca tinha pensado sequer que se podia fazer malha sem ser com o fio passado atrás do pescoço! Os coração são lindos… as coisas que tu descobres!

  11. Paula Tadeu Avatar
    Paula Tadeu

    Olá Rosa
    Eu tenho 5 agulhas curvas com barbela a que gosto de chamar, agulhas de fazer meia portuguesas, vindas do fundo de uma gaveta de uma loja muito antiga que a minha mãe ainda me conseguiu arranjar, mas a linha antiga de meia já não foi possível encontrar.
    Fazem um trabalho diferente, eu que faço tricot sem passar a linha pelo pescoço tenho de o fazer com elas, mas são muito funcionais sem dúvida e penso que são em cobre ou numa liga muito parecida ao cobre.
    Quando falei à  Solange do ”Mon Trico” nas agulhas portuguesas ela ficou intrigada e pediu para lhe enviar uma foto.
    Desconhecia esses deliciosos objectos antigos de passar a lã ou linha, as minhas tias mais velhas usavam um alfinete-de-ama para o efeito e eu nunca me deu jeito trabalhar com esses ganchos.
    A minha tia paterna mais velha contava que no tempo da guerra os irmãos lhe faziam as agulhas para fazer meias das varetas de velhos guarda-chuvas, coisa que o meu pai me confirmou. Tenho de pena de não ter sobrevivido nenhumas para amostra.

  12. eliza fortes Avatar
    eliza fortes

    Muito interessante este achado historico!
    Aliaz a historia continua se desenvolvendo pois no Brasil, com tanto calor como agora, usa-se muito o alfinete, ou, como voces dizem , `o gancho` , pricipalmente quando o calor esta muito forte, como neste Janeiro 2010. O alfinete que segura o fio e´tambem usado por motivos higienicos, quando se tricota por exemplo roupinhas para bebes ou quando se trabalha com linhas muito preciosas, sensiveis ao contacto com a pele. Ou grossas que irritam a pele.
    Eu tenho um novo `gancho` com formato de espiral em prata, designed by a Vancouver artisan.
    Quando puder, enviarei foto.
    Uso a linha ao redor do pescoço para facilitar principalmente a tensao do ponto tricot pois o ponto meia permite manter o fio so´na mao esquerda. Apesar disso noto que a tensao nao e´tao perfeita como quando tenho o fio ao redor do percoço ou no`gancho`.

    No recente Sock Summit 2009 em Portland Oregon, fui alvo de atençao quando tricotava com o fio atraz do pescoço, durante uma aula. Sim, dei explicacoes…
    Soube tambme que alguem ja esta´ escrevendo um livro sobre esta tradicao. Espero que nimguem esteja querendo receber direitos autorais sobre esta tecnica multicultural tao antiga…

    Aprecio muito o sue blog. Obrigada pelas fotos e pesquisas historicas…..
    eliza

    1. Marina Avatar
      Marina

      Eliza
      Moro em Vancouver e gostaria de saber onde
      você comprou o gancho de meia?
      Vancouver , Canadá!!
      A respeito do livro que foi publicado sobre
      técnica de tricotar a moda portuguesa,
      conheço a autora, Andrea Wong, uma
      simpatia brasileira que mora nos EUA
      “portuguese style of Knitting” vale a pena!!

  13. susan Avatar

    hi there. thank you for your beautiful website. it is just so magical and interesting. I am interested in getting a print made og the sepia toned woman knitting at the top of this blog entry. could you tell me how I could get a print?
    Warm Regards,
    Susan (in London)

  14. […] “Santo Tirso. Postal Foto Alvão (sem data).” Imagen tomada del blog de Rosa Pomar. […]

  15. […] parece que antigamente era um acessório popular em alguns países ao redor do Mediterrâneo. Achei este post com fotos ótimas de ganchos ‘vintage’ no Ervilha Cor de Rosa. Será que o pessoal de lá ainda usa isso ? Acho que aqui era mais usado nas […]

  16. […] (onde é que se fabricam hoje em dia, que não há meio de encontrar a fábrica?) e os lindos ganchos esculpidos em […]

  17. […] knitter who has everything? How about a knitting hook or hooked pin from Portugal? They are used to hold tension in yarn without passing  it  behind the neck in the traditional southern European style, known also in South America. Like old knitting sheaths, […]

  18. […] tiny cowl was purled from the inside, portuguese style, using two knitting pins to hold the yarn (one on each shoulder). The yarn is Beiroa, shades 695, […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.