bailando chamarrita

Uma semana no Faial e no Pico a ver e ouvir tocar e dançar chamarritas. Os bailes, combinados entre vizinhos e amigos, começam depois do jantar e continuam noite fora, até à s quatro ou cinco da madrugada, mesmo que o dia seguinte comece cedo.

vamos à  praia

bailando chamarrita

Comments

12 responses to “chamarrita”

  1. luisa Avatar
    luisa

    Vou aos Acores todos os anos no Verao ja vai para 9 anos, e tenho muito boas recordacoes de festas e de bailaricos na Maia em Sao Miguel (festa do Calhau). Nao ha terra mais bonita nem gente mais simpatica e afavel.
    Volto este este ano mas vou perder a festa, porq vamos no fim de Agosto.

  2. Carminho Handmade Avatar

    A Rosa anda mesmo no Portugal verdadeiro. Só assim se conhece bem o nosso país.

  3. Bárbara Avatar
    Bárbara

    Ando a trabalhar de tal maneira que já me tinha esquecido que as pessoas cantam e dançam… Que fresco! É por isto que gosto imenso do teu blog.
    Parabéns Rosa Pomar.

  4. Elsa Castelo Avatar
    Elsa Castelo

    Que bonita a perspectiva altaneira :-)

  5. Vera Martins Avatar
    Vera Martins

    Olá Rosa, tive muito gosto em ler este texto sobre as “chamarritas”. Vivo no sul do Brasil onde presença da cultura portuguesa, herdada da colonização, ainda é muito visível. Aqui nos nossos bailes tradicionais também dançamos o que chamamos de “chimarrita”.

  6. Cláudia Jorge Avatar
    Cláudia Jorge

    Olá.
    Anima-me muito que tenha passado por cá e tenha apreciado as chamarritas. É das nossas tradições a minha preferida.
    Vejo que provou o rabo de gato… muito bom.
    Não quero ser preciosista, mas como vejo frequentemente no seu blog, aprecia a acuidade dos seus posts. por isso, e perdoe-me novamente, as chamarritas não se dançam….bailam-se. Vá-se lá perceber, mas fui muito corrigida enquanto era miúda e aprendi a bailar… e agora também tenho esta mania….

    Mas é mesmo como diz…na chamarrita só há hora para começar…

  7. Virginia Avatar
    Virginia

    É viva ! agora só fico à  espera de poder ver quais eram os fatos tradicionais para esses “bailes”. Na minha terra, tao longe por veces e tao perto por otras como nestas tradiçoes, sao istos:
    http://www.flickr.com/photos/duguna
    Adorei.

  8. maria regina montenegro leite Avatar

    cada vez que eu recebo teus posts fico louca pra voltar em portugal

  9. elo Avatar

    Que giro, que giro, que giro !!!!!! A ideia de filmar dessa maneira, par podermos apreciar a “geometria” dessa dança, é óptima !!! Obrigada por partilhar aqui !

  10. […] tosquia dos animais, num dia que era também de festa e por isso certamente encerrado com balhos de chamarritas noite […]

  11. Maite Martín Avatar
    Maite Martín

    Hola desde Espaà±a, esta música me alegra el alma, es la primera vez que la escucho y esta forma de danzar me ilumina el corazón.
    Muchas gracias y un abrazo

  12. […] As minhas caneleiras, que têm os motivos bem à  vista para que não fiquem esquecidos nas reservas do museu, foram feitas com estas lãs e foram usadas pela Sara, na Ilha do Pico, ao som da Chamarrita. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.