[ ][ ][ ]

º[ ][ ][ ][ ]º

Esta manhã estive a preparar estes rolinhos de retalhos para a Retrosaria. Juntei à s sobras outros pedaços e acabei com um monte de quadradinhos, rapidamente transformados em mais um saco (feito a pensar no desta fotografia). Combinar tecidos africanos não é tarefa fácil. Uma das maneiras mais eficazes é usar retalhos muito grandes (como fiz neste quilt) e outra é cortá-los em pedacinhos tão pequenos que desfaçam os padrões e diminuam os contrastes.

Sobre os sacos, estava para publicar aqui as instruções para os fazer, mas descobri entretanto umas muito bem feitas para uns parecidos, de modo que não vale a pena. Estão aqui: Reversible patchwork bag. Tenho um rolinho destes a mais para sortear entre os comentadores deste post. Basta que me contem quando e como vieram parar pela primeira vez à  Ervilha Cor de Rosa. Obrigada e boa sorte!


[ ][ ][ ]

[ ][ ][ ]

Comments

141 responses to “[ ][ ][ ]”

  1. Sílvia Santos Avatar

    ola rosa,

    apesar de já acompanhar o mundo da Ervilha Cor de Rosa desde meados de 2005 (altura em que descobri a blogoesfera), não tenho deixado muitos comentários, mas é pelo simples facto de, por norma, não ter muito tempo e limitar-me a ver o que de novo acontece por aqui e que da maioria das vezes me inspira para o dia-a-dia. No entanto não poderia deixar de comentar este, apesar de ser uma acção um tanto ou quanto oportunista. ;)

    A forma como cá vim parar… se não me engano foi por um link do blog Pozinhos de Perlimpimpim da Carla Pessoa. E desde que criei o meu proprio blog, este link lá vive também… beijo

  2. Inês Leite Rosa Avatar

    Tive de pensar um bocadinho, pois já lá vai algum tempo :) Vim ter à  Ervilha porque vi uma entrevista contigo, numa revista (não me recordo qual).Na altura, fiquei fascinada com a ideia de ainda existir alguém jovem a criar bonecas, únicas, à  mão.

    A E. ainda era pequenina :D

  3. Paula Avatar

    Olá Rosa!

    Já não me lembro bem mas acho que ‘caí’ aqui depois de uma pesquisa sobre NY. Julgo que em 2006… Curioso, porque cheguei aqui através de um tema e agora venho sempre à  procura de coisas completamente diferentes :-)

    Obrigada pelo link. Acho que vou fazer um saco para as coisas da minha bebé!

    Paula xx

  4. Clara Cunha Avatar
    Clara Cunha

    Olá Rosa…

    Já não me lembro muito bem…. deve ter sido algures em 2004, quando descobri os seus bonecos e desde aí tornei-me leitora assídua.

    Bjs,

    Clara

  5. Sofia Avatar
    Sofia

    Olá Rosa,

    Sou nova nestas andanças :) no Verão de 2008 estava a trocar umas ideias com uma amiga quando ela me falou no teu blog, desde ai que passo por cá todos os dias para ver as novidades:)

    Sofia

  6. Amélia Santos Avatar
    Amélia Santos

    Olá Rosa,

    Passou a ser um acto de higiene mental espreitar o blog, muitas vezes só para descomprimir no meio de um atarefado dia de trabalho!

    Quando e como? Algures em 2006, quando comecei a pesquisar sobre quilts… Gostei muito e voltei e continuo a fazê-lo pela certeza de que encontro temas de que gosto tratados com a seriedade que merecem!

    Parabéns e continue!

    Amélia

  7. Ella Avatar
    Ella

    Há alguns anos atrás vim aqui ter através do blog de sua mãe. Não mais parti!

  8. Ana Rita Avatar

    Hmm, como foi? Acho que foi depois de te ver num encontro de tricotadeiras, em Lisboa. Lá alguém me falou do blog e eu fui ver. E fiquei.

  9. Zelia Avatar

    Bem o Taleigo está lindo demais:)

    Não me lembro como vim parar a este site… mas, lembro-me porque fiquei:) Ai, os bonecos:)

  10. Eve Avatar

    Olá Rosa

    Sou tua leitora assídua ja la vai uns anitos :)

    Sinceramente já não me recordo bem, possivelmente uma entrevista… desde ai numa mais parei com as minhas visitas :)

    Bj

    Eve

  11. vera joão Avatar

    Descobri este blog quando estava grávida (2004) ao fazer uma pesquisa sobre o assunto «infantários» mas como não tinha net em casa, anotei o endereço mas perdio-o. Mais tarde tive conhecimento de uma loja temporária associada ao teu trabalho e fui lá para o ver ao vivo, mas não estavas nesse dia. Só comecei a acompanhar o blog uns meses mais tarde e tenho pena de não ter tempo para ler os posts anteriores.

    Se me calhar os rolinhos, não sei o que fazer com eles, mas hei-de inventar alguma coisa ;-)

  12. neftos Avatar

    um dia decidi pesquisar no google por ‘tricot’ e vim cá dar (para aí em 2004). depois esqueci-me. e após uma reportagem na televisão sobre tricot (que não vi), uma amiga apontou o teu blog num papel e deu-mo. aí já o pus nos favoritos. :)

  13. Silvia Avatar
    Silvia

    Lembro-me perfeitamente… estava a procura de informações sobre as chitas de Alcobaça e efectuando uma pesquisa de imagens sairam os teus sacos Rosa. Lembro-me que apontei a localização da loja em Saldanha mas nunca a cosegui encontrar. Provavelmente na altura da minha pesquisa a loja já não existia.. Desde então gosto muito ler o teu blog, sempre apreciei o caracter divulgativo dele, parabéns!

    Um boa noite

    sil

  14. mãe Avatar

    Ora, como é que eu vim parar ao teu blog mesmo ??… sei lá, já lá vão mais de 3 anos, ainda só eram mesmo 3 e já são 5… mas deve ter sido por resultado de uma pesquisa por patchwork ou por retalhos, que são o meu entretém. Depois, lá me rendi à  blogoesfera (tardia, mas convicta), adicionei-te aos favoritos, depois ao bloglines e pronto, por aqui continuo, rendida e entretida.

    À tua conta, aprendi a fazer um sling e graças a ti as minhas filhotas mais novas foram, e ainda são, muito slingadas. Se por mais não fosse, só por isso já valia a pena não ter deixado de te ler, mas o teu trabalho tem-me mantido encantada. Agora andas-me a tentar com as meias… mas aonde é que eu ia arranjar tempo para aprender a tricotar meias, digam-me lá ??

    (ah, espera, e também me lembro daquela loja que tu tiveste com a hilda e com a ana ventura, pois foi, será que foi por aí que descobri o blog ??? é que já não me lembro bem mesmo…?!…agora fiquei confundida :O )

    Bj

    Carla

  15. Cláudia Avatar
    Cláudia

    Olá Rosa,

    sou visitante assídua e pela primeira vez vou comentar…

    Lembro-me há uns anos de ter entrado numa loja giríssima ( logo reconheci os bonecos de um blog que já tinha visitado) e de uma simpática rapariga me ter dito qualquer coisa como: “A Rosa vai adorar quando vir este saco”

    E não é que gostou mesmo?;)

    Parabéns pelo excelente trabalho!

  16. Liliana Avatar
    Liliana

    Não me recordo bem se foi em 2003 ou 2004 que encontrei este teu pequeno cantinho. Andava a pesquisar sobre tricot e deparei-me com o teu blog. Nele descobri os bonecos de pano e muitas outras maravilhas.:)

  17. olivia_p Avatar

    Hacía poco que teníamos ordenador y conexión a internet en casa, acababa de tener a mi nià±a Mencía en julio… así que te conocí por noviembre de 2004.

    Había muy pocos blogs de craft en espaà±ol por decir ninguno, sólo dos blogs de tricot y el resto personales. Me puse a curiosear con el buscador de Google. Me imagino que te encontré siguiendo los links de otra crafter inglesa que había encontrado por el Google. Para mi tú fuiste un maravilloso descubrimiento! me permitías no olvidar el poco portugués que sabía y encima descubría nuevos mundos, a Camilla Engman, a otras portuguesas maà±osas, los libros japoneses (ay, esa sí fue mi pasión)… a los pocos meses empezé mi blog. Un gran beso

  18. Sónia sapinho Avatar

    Vi pela primeira vez o teu blog em 2003 ou 2004…no tempo da E. Bebé e dos primeiros bonecos… Googlava uma loja chamada cor de ervilha e só apareciam entradas de um blog chamado A Ervilha Cor de Rosa – curiosa fui espreitar e colou-se a mim até hoje! Quando a net ainda era aquela coisa esquisita que se acedia pelo cabo rita só espreitava uma a duas vezes por semana, depois assim que tive acesso wireless sigo-o diariamente. Já to disse várias vezes como admiro o teu percurso e como es uma fonte de inspiração no empreendorismo. Acho que foi isso que mais me agarrou desde sempre como leitora. Além disso e visualmente espantoso, e como também sou mãe/designer/ tantas outras coisas, identifico-me muito com os temas que abordas.

    Lembro- me da primeira vez que comentei e de uma vez me teres agradecido num post sobre calças de grávida já na gravidez da A. :) acho que até corei!

    E nem tenho conta de tudo o que descobri atraves dos teus links. Fazes parte dos rituais diários, obrigada!

    Uma vez resolvi e fui ver todo o blog para tras até ao seu início. Gostei da viagem no tempo. Como será daqui por uns anos? Estarei deste lado para ver. :)

  19. carla zenóglio Avatar

    Amo tudo o que é “hand made”, apaixonei-me pelos bonecos da Rosa quando estava grávida do T.,criei o meu blog e linkei, continuei leitora assídua desta tão dotada mãmã de uma Ervilhinha cor-de-rosa!

    E agora descobri que o meu T. é coleguinha da E.!

    Escusado será dizer que nunca mais vou deixar de acompanhar a magia deste cantinho…

  20. mariana avelãs Avatar
    mariana avelãs

    foi quando te redescobri via bookcrossing algures em… hm… 2003?

  21. maria Avatar
    maria

    olà  Rosa,

    pois eu descobri este blog ao ler uma entrevista ou artigo ( já não me lembro muito bem ) da poeta adilia lopes onde mentionava a ervilha cor de rosa, e fiquei fascinada pelo que fazes, estava há pouco tempo a viver em portugal, tinha parado de trabalhar para me dedicar á educação da minha filha, e através deste teu blog descobri ao que eu chamo a ” tribu” du handmade e aos poucos deixei-me deslumbrar por tanta beleza dos tecidos das lãs, das ideias e também de uma outra forma de vida tanta bonita, desde então de manhã ao saltar da cama acendo o computador e o gesto primeiro é dar um passeiozinho virtual na ervilha cor de rosa, e o dia começa com cores, beleza e esperança

  22. Marta Marinho Avatar

    Olá Rosa, adorei o saco! Eu vim cá parar em finais de 2003 quando li uma reportagem numa revista, enquanto esperava numa sala de espera por uma consulta de dentista :) Lembro-me que me apaixonei logo pelos bonecos e achei muito gira a história. Depois cheguei a casa e fui logo procurar, e a partir daí comecei a visitar-te quase todos os dias. :) Como já tive oportunidade de lhe dizer esta semana, o seu blog é para mim uma grande inspiração :)

    Eu queria um rolinho :)

  23. Sílvia Silva Avatar

    e não é que não me lembro?????

    já foi há muitos anos e sei que foi o primeiro blog que comecei a ler de forma frequente. talvez através de um revista ou jornal!

    não sei mesmo, já faz parte do dia-a-dia as visitas ao teu e outros blogs. mas ainda assim, não há muitos que tenham a consistência e continuidade que o teu tem. não admira que o negócio creça e se expanda, pois se calhar, sem saberes és uma “expert” em marketing e em criação de empresas:):)

    os retalhos, sinceramente é melhor não me calharem a mim, pois não saberia o que fazer com eles…ainda sou uma maçarica na máquina de costura e quilts muitos menos. é melhor seguirem para quem lhes dê bom proveito!

    espero continuar por cá por muitos e muitos anos!

  24. Yara Avatar

    Já lá vão alguns anos, não sei precisar. E também não sei qual foi o primeiro: o blog, o flickr ou as feiras no Príncipe Real… desde então, sou visitante assídua desta pequena-grande ervilha.

    x

  25. ana Avatar
    ana

    Já não me lembro! Foi o ano passado quando estava a pensar regressar a Portugal e precisava de amarras que me transportassem emocionalmente de volta a Portugal. O seu blog ajudou-me muito. Com as pequenas imagens de crianças a crescer por cá. O sentido estético que faz uma ligação perfeita entre o passado e o presente e a multiculturalidade. E as paisagens portuguesas que permaneciam no meu imaginário.

  26. ines Avatar
    ines

    bom dia,

    Vim cá parar em 2003, através da minha irmã, que te conhecia. Desde então visito-te diariamente e quando não posso vir fico feliz porque sei que vou ter muitos post´s bonitos para ver:)

    beijinho

    ines

  27. Virgínia Avatar

    Foi precisamente há um ano, tinha ficado desempregada e sentia-me bastante perdida. Há muito que queria encontrar alguém com quem aprender uma arte manual, procurava junto dos centros de emprego e nada. Ao mesmo tempo pessoas chegadas iam fazendo pequenas encomendas a fim de me incentivar. Um dia tentei aquilo de que muitos falam: abrir o coração a todas as possibilidades: abrir-me para a vida. Poucos dias depois, ao pesquisar na net sobre bonecos de pano (algo que já tentara fazer quando estava grávida) deparo-me com a ervilha cor de rosa. Por momentos congelei. Enquanto eu andava de um lado para o outro a bater a portas erradas, alguém tão perto de mim e da minha idade tinha construido para si a vida com que eu sonhava. Essa pessoa mostrou-me os passos, mostrou-me que era possível, e levou-me a começar. Para além de tudo isto, abriu janelas para tantas outras vidas que faziam o mesmo… Senti-me como se tivesse chegado ao meu planeta.

    É por isso que vais ser sempre muito importante e especial para mim. Salvaste-me.

  28. Maria João Avatar

    Rosa,

    Como vim cá parar já não me lembro…certamente através duma pesquisa no google. Lembro-me que comecei a seguir o Ervilha diariamente depois de começares a fazer os slings. Por falar disso, tenho que encomendar um para a primavera! :))

  29. eva lima Avatar

    Lembro-me perfeitamente:fins de 2004, procurava “algo” sobre tricot. Lembro-me que gostei tanto que nesse mesmo dia li todo o blog. E porque continuo a vir todos os dias?

  30. catarina Avatar

    Foi em 2004/2005 quando descobri os blogs, e o teu foi dos primeiros de que me tornei fã.

    Pelos bonecos e mais tarde os sligs, pela retrosaria de que sou cliente, por ti e pelas tuas opiniões, pela tua família linda, porque sim, muitas vezes…

  31. Elsa Castelo Avatar

    Uma boa ideia: pôr-nos a descrever todos e cada uns dos caminhos para aqui chegar.

    E da minha parte: tinha ouvido falar do teu blog já nem sei há quantos anos (provavelmente por causa do L. ou da S.), num tempo em que não os frequentava e em que lhes via mais aspectos sem interesse do que o inverso.

    Mas volta e meia nas mais diversas pesquisas no Google lá aparecia um link para aqui.

    Ignorei imensas vezes todos os links para blogs, pois não pensava que fosse encontrar propriamente in(formação).

    Mas chegou um dia (julgo que em 2005) que resolvi entrar no teu. E, não só fiquei, como fui descobrir outros, comecei a interagir, mais tarde a contribuir com os meus próprios conteúdos e, por fim, até voltei a costurar, o que já não fazia há muitos anos.

  32. Verónica Avatar

    Fotos lindas como sempre!!!:D

    Ou não fossem elas que me tivessem trazido até aqui…No flickr via fotos que me chamavam à  atenção, pela cor, pelo detalhe, pela delicadeza…então quis descobrir as palavras atrás das imagens…e foi o que fiz.

    Na altura, as descrições do crescimento das meninas era também um dos maiores fascinios…agora é tudo o que por aqui se lê e vê!

    ***=)

  33. Cristina Jose Avatar
    Cristina Jose

    Inicialmente foram os bonecos que me trouxeram até ao teu blog, era a E. ainda uma bebézinha. Deixei-me “encantar” pela vida que mostras aqui como se não fosses real. Inspiras muita gente não só com as tuas ideias, mas também por “fugires à  regra” e viveres o sonho de ser mãe de duas e conseguires ser bem sucedida nos teus projectos. Obrigada e continua assim!

    xxx

  34. monica martins Avatar

    Através das fotos da sua mãe no fotolog de uma amiga.

    Qnd via o fotolog da minha amiga o que mais me chamava a atenção eram as fotos de um dos contactos dela…Luísa Cortesão, depois ainda mais me interessei por saber que era uma portuguesa. Dai para o Colheres, do Colheres o interesse para o apelido Pomar, uma vez que já admirava o artista Júlio… E já está:)

  35. ana rita nunes Avatar

    Foi há tanto tempo que já nem me lembro bem da primeira vez que cá vim. Em 2003 a E. ainda era bebé, faziam-se carteiras tetrapack e havia muitos encontros de tricotadeiras. Muito mudou, mas nem tudo está diferente. O mesmo amor pela família, pelas coisas bonitas da vida e por fazer deste lugar um mundo melhor. Obrigada*

  36. Margarida Godinho Avatar

    Não me lembro quando foi a primeira vez que visitei o blogue, mas penso que tenha sido em 2004. Desde então visito diariamente o blogue. foram estas visitas que me fizeram voltar aos crafts, iniciar o meu blogue e fazer coisas que me divertem e relaxam! E só por isso o meu Muito obrigado!

  37. Sil Falqueto Avatar

    Oi Rosa!

    Vim parar aqui quando vi o link pro seu blog no mothern (que eu lia assiduamente), em que elas falavam que topavam trocar as camisetas mothern por coisas fofas como bonequinhas (e tinha o link pras suas, que são muito fofas mesmo : )). Daí, depois sempre ia voltando aqui, e acabei me viciando, hahaha. Não perco um post, adoro tudo aqui, desde a seleção linda da retrosaria, até as suas filhotas fofas e os textos sempre bacanas que você escreve.

    um abraço de fã,

    s

  38. Rita Avatar
    Rita

    Encontrei a ervilha cor de rosa quando recomecei a fazer tricot, há cerca de ano e meio. Gostei muito. Depois re-encontrei ao procurar onde comprar tecidos bonitos. E tenho ficado :)

  39. susana Avatar

    bom dia rosa,

    sempre cheia de boas ideias…

    :)deste lado, descobrimos-vos através

    dos papeis por todo o lado da ana.

    e depois é dificil não passar aqui,

    pelas cores, pelas fotos, pelos bonecos,

    pelos olhos das miúdas, e pelos sonhos!

    bom trabalho…

    abraço

  40. Sandra Pereira Avatar

    Olá Rosa!

    Não me recordo quando foi, sei que fins de 2003 e início de 2004.

    A’navegar’ na net, dei com ele e achei piada ao nome do blog e fui ver.

    Vi.

    Li.

    E ficou nos favoritos até agora, lido sempre e relidos muitas vezes vários posts.

    SP

  41. Lívia Loureiro Avatar

    Eu conheci seu site através de uma indicação de uma amiga em 2007. Achei belíssimo o trabalho. Comecei a frequentar os links também.

    Trabalho com encadernação artesanal, e comecei a divulgação via internet agora. De certa forma, seu trabalho é responsável pelo meu desejo de divulgar e de aprimorar a técnica.

    Até mais!!!

  42. sandra Avatar
    sandra

    Olá Rosa,

    frequento seu blog há tanto tempo que nem sei qual foi o caminho que me levou a você…

    Parabéns, suas coisas são lindas e uma inspiração para todas nós.

    Abraços

  43. cláudia Gabriela Conde Ribau Avatar
    cláudia Gabriela Conde Ribau

    Olá:

    Apareci aqui em 2004, depois de ver uns bonecos em tecido feitos por uma amiga…foi assim!

    Nunca mais parei de passar para admirar todo este trabalho fantástico ao longo destes anos. Hoje não podia deixar de comentar…

    Agora só falta a Retrosaria real…

    Parabêns pelo trabalho e por toda esta dedicação a todos os que deste lado têm acompanhado estas pequenas delícias.

    Felicidades

    Cláudia

  44. Ana Marques Avatar
    Ana Marques

    Cheguei cá por alturas dos encontros de tricot. Já não me lembro quando foi mas é fácil se se consultar o arquivo.

    Achei a ideia gira e fui ficando por cá. Também as fui visitar à  loja do Plaza.

    Nunca comento nada porque me sinto um bocado acanhada ao pé da suas pericia, imaginação e sede de conhecimentos, mas vir ler os posts é a primeira coisa que faço, ao abrir o pc, todas as manhãs.

    Acompanho o crescimento das suas filhas como se fossem as minhas vizinhas do lado e já aproveitei algumas das suas ideias (copianço puro, é verdade)

    Espero continuar por muito tempo a vir aqui, onde me sinto tão bem e estou muito grata pela companhia que me faz.

  45. umademim Avatar
    umademim

    talvez algures entre 2004/2005

    já não me recordo quem descobri primeiro os bonecos ou o blog…….

    fui ficando por algumas das razões descritas e mais algumas…

    a ver se o sorteio me calha, é que vinha a calhar :)

  46. Liliana Avatar

    Vim ter à  ervilha quando andava a pesquisar sobre bonecos na net e no flickr penso que em 2005 e desde essa altura que sou grande fã. Já tenho um sling, uma capulana e um boneco. Sou cliente algo assídua da retrosaria. Vamos ver o que se segue.

    Beijocas

    Liliana

  47. ana margarida Avatar

    Vim cá parar há uns anos, já nem sei bem quado mas foi através de uma agenda cultural que fazia menção aos encontros de tricot. Bastaram dois clicks e fiquei viciada :)

  48. Elizabeth Avatar

    Olá Rosa!

    Tenho interesse por praticamente todos os trabalhos manuais, não simplesmente por os fazer mas sua história pelo mundo. Procurando páginas sobre patchwork, descobri a ervilha, e lendo o que publicou descobri que meus interesses não são tão incomuns. Renovou minha vida. Seu trabalho é o que há de mais interessante!

    Um abraço!

    Beth Finholdt

  49. Ana Maria Avatar

    Olá Rosa, “conheci-te” por volta de 2005/ 2006, quando navegava pelo google á procura de informações sobre a Zara Home. Na altura deparei-me com uma crítica tua num blogue com um nome original, “A Ervilha Cor de Rosa”. Devo dizer que desde essa altura tenho vindo a acompanhar as tuas vivências, projectos e investigações, muito embora nem sempre comente, continuo a admirar as tuas obras e força de vontade. Por isso desejo-te continuação de um bom trabalho e as maiores Felicidades!

  50. Iva Avatar
    Iva

    O blog, a loja virtual, a retrosaria e uma nova loja a caminho… muitas felicidades para o “retalho” ´tão criativo que partilha connosco! Felicidades.