Uma semana no Faial e no Pico a ver e ouvir tocar e dançar chamarritas. Os bailes, combinados entre vizinhos e amigos, começam depois do jantar e continuam noite fora, até à s quatro ou cinco da madrugada, mesmo que o dia seguinte comece cedo.
<<
>>
chamarrita
by
Tags:
Comments
12 responses to “chamarrita”
-
Vou aos Acores todos os anos no Verao ja vai para 9 anos, e tenho muito boas recordacoes de festas e de bailaricos na Maia em Sao Miguel (festa do Calhau). Nao ha terra mais bonita nem gente mais simpatica e afavel.
Volto este este ano mas vou perder a festa, porq vamos no fim de Agosto. -
A Rosa anda mesmo no Portugal verdadeiro. Só assim se conhece bem o nosso país.
-
Ando a trabalhar de tal maneira que já me tinha esquecido que as pessoas cantam e dançam… Que fresco! É por isto que gosto imenso do teu blog.
Parabéns Rosa Pomar. -
Que bonita a perspectiva altaneira :-)
-
Olá Rosa, tive muito gosto em ler este texto sobre as “chamarritas”. Vivo no sul do Brasil onde presença da cultura portuguesa, herdada da colonização, ainda é muito visível. Aqui nos nossos bailes tradicionais também dançamos o que chamamos de “chimarrita”.
-
Olá.
Anima-me muito que tenha passado por cá e tenha apreciado as chamarritas. É das nossas tradições a minha preferida.
Vejo que provou o rabo de gato… muito bom.
Não quero ser preciosista, mas como vejo frequentemente no seu blog, aprecia a acuidade dos seus posts. por isso, e perdoe-me novamente, as chamarritas não se dançam….bailam-se. Vá-se lá perceber, mas fui muito corrigida enquanto era miúda e aprendi a bailar… e agora também tenho esta mania….Mas é mesmo como diz…na chamarrita só há hora para começar…
-
É viva ! agora só fico à espera de poder ver quais eram os fatos tradicionais para esses “bailes”. Na minha terra, tao longe por veces e tao perto por otras como nestas tradiçoes, sao istos:
http://www.flickr.com/photos/duguna
Adorei. -
cada vez que eu recebo teus posts fico louca pra voltar em portugal
-
Que giro, que giro, que giro !!!!!! A ideia de filmar dessa maneira, par podermos apreciar a “geometria” dessa dança, é óptima !!! Obrigada por partilhar aqui !
-
[…] tosquia dos animais, num dia que era também de festa e por isso certamente encerrado com balhos de chamarritas noite […]
-
Hola desde Espaà±a, esta música me alegra el alma, es la primera vez que la escucho y esta forma de danzar me ilumina el corazón.
Muchas gracias y un abrazo -
[…] As minhas caneleiras, que têm os motivos bem à vista para que não fiquem esquecidos nas reservas do museu, foram feitas com estas lãs e foram usadas pela Sara, na Ilha do Pico, ao som da Chamarrita. […]
Leave a Reply