imagens de portugal

amadeu ferrari

amadeu ferrari

Um salto à Cinemateca, ontem, para uma sessão do ciclo Abrir os Cofres: Imagens de Portugal. A propósito, uma das minhas paixões recentes: as fotografias de Amadeu Ferrari na colecção do Arquivo Fotográfico da CML. As imagens a cores do tempo que vemos quase sempre a preto e branco nunca deixam de surpreender, mas estes sorrisos abertos, os dedos enfaixados da ceifeira, o alfinete de peito, os punhos a proteger as pele e a blusa, o aprumo imbatível das alentejanas nos seus riscados azuis, de meias e botas altas como as que eu hei-de ter um dia (quando conseguir gastar as outras)…

amadeu ferrari

Amadeu Ferrari

Imagens: Amadeu Ferrari, 1950-1970. Col. Arquivo Fotográfico da CML.

27 comments » Write a comment

  1. Como estas imagens me reavivaram a memória.
    Lembro-me perfeitamente como estas mulheres iam em ranchos para a ceifa (trabalho duríssimo sob um sol abrasador) cantando como se fossem para uma festa .

  2. ” Quando eu já não suportava mais a dúvida, fui procurar ……
    o que é a felicidade ?”, em “Selma” de Jutta Bauer.
    Nestas fotografias é isso que recebo destes olhares simples e genuinos, FELICIDADE.
    Obrigada Rosa

  3. Ai, Rosa, q fotos fantásticas, lindas de morrer.
    (e aqueles olhos azuis…)
    Local e data, sabes?

    • António, o site do arquivo só indica as balizas cronológicas: 1950-70. Eu diria que são de fins de 50 ou inícios de 60…

  4. Dizes final dos anos 50, princípios dos 60, bem pode ser… apesar de me inclinar para meados da década de 60 por causa da cor. Enfim, palpites.
    As fotos são perfeitamente magníficas e, no fundo, isso é q interessa e o prazer q daí se retira. Então esta última, do rancho, q coisa! E, mais uma vez, esses olhos azuis, inocentes e feiticeiros… lembra-me aquela coisa do outro, “aquela cativa q me tem cativo, etc.”. Olha, sério, obrigado por me dares a conhecer.

  5. São lindas, irradiam uma luz fantástica!Mostram felicidade no trabalho do campo, coisa que hoje em dia, tal como os trajes, já não se vê!!

  6. Esta fotos são pós 25 de Abril de 1974, pelo sorriso que apresentam estavam a viver o momento de liberdade, coisa que não acontecia anteriormente, mas que também já se perdeu há muito.

  7. Fotos de facto lindíssimas!
    O conteúdo do seu blog encheu-me por dentro: tradição portuguesa nos dias que correm. Muito difícil encontrar sites deste género com esta qualidade…
    Cumprimentos*

  8. Olá Rosa! Quase que consigo reconhecer uma…que estranho e tão lindo ao mesmo tempo…por acaso sabes onde e quando é que esta foto foi tirada?! Era muito importante para mim! Obrigada e um beijinho! Natalina.

  9. Estas fotos para mim são dos finais dos anos 70 e não são própriamente no Alentejo mas numa localidade limítrofe – Couço no Concelho de Coruche, esta míuda de olhos azuis aparece igualmente numa foto do livro “Uma história Portuguesa” do fotografo italiano Fausto Giaccone, nessa altura em Agosto de 1975, e teria ela 12 anos, só que são fotos a preto e branco mas a espressão o sorriso e o olhão são os mesmos, penso não estar enganada.

  10. Pingback: mestre rosa | A Ervilha Cor de Rosa

  11. Pingback: kilt | A Ervilha Cor de Rosa

Leave a Reply

Required fields are marked *.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>